segunda-feira, 25 de agosto de 2014

LIVRO DIDÁTICO: Obras do ensino médio devem ser indicadas até 1º de setembro

Professores, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas de todo o país têm prazo até 1º de setembro próximo para fazer a indicação on-line dos livros didáticos a serem usados pelos estudantes do ensino médio a partir do próximo ano. Nesta edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) serão selecionadas obras de português, matemática, história, geografia, física, química, biologia, filosofia, sociologia, língua estrangeira (inglês e espanhol) e arte.

Devem ser escolhidas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pelo PNLD, comprará as obras da outra opção.

Para escolher os livros mais adequados ao sistema de ensino de cada escola, os professores podem consultar pela internet o Guia de Livros Didáticos de 2015. Ele contém resenhas e informações relativas a cada uma das obras selecionadas pelo Ministério da Educação para o PNLD de 2015.

Após análise dos dados sobre os pedidos feitos por escolas públicas de todo o país, o FNDE negocia com as editoras e, em função da escala de compra, obtém preços inferiores aos do mercado. Pelas previsões, serão adquiridos cerca de 90 milhões de exemplares para 7 milhões de estudantes do ensino médio. Também haverá aquisição de livros de ensino fundamental para reposição e complementação.

A indicação das obras por professores, diretores e coordenadores pedagógicos deve ser feita no sistema eletrônico do FNDE.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social, com informações do FNDE

COLÉGIO MANDINHO COMEMORA 30 ANOS COM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS



O Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida - CEMA, em Conceição do Almeida, preparou uma programação especial para comemorar os 30 anos de existência da Unidade. O “Seminário de Práticas Pedagógicas: 30 anos do Mandinho de Souza S. Almeida”, que acontece na quarta-feira, 27 de agosto, envolve ex-discentes, ex-gestores e a comunidade interna e externa, refletindo sobre a prática pedagógica da instituição ao longo de três décadas.
A programação conta com atividade cultural; depoimentos, exibição de filmes e mesa de discussões.
A professora Nadir Souza Santos foi diretora do CEMA por 16 anos, destacando algumas conquistas obtidas na sua gestão - quando o colégio ainda se chamava “Sérgio Carneiro” - como a ampliação do Colégio, Laboratório de Informática, Laboratório de Ciência e Biblioteca, ela explica que o CEMA atende muito bem o seu público. “O colégio sempre deu oportunidade às pessoas mais carentes”, disse citando os cursos de magistério e Técnico em Administração, que a UE oferecia à época da sua gestão.
O estudante Tales Rodolfo Santos citou a importância do CEMA para a comunidade de Conceição do Almeida. “O Colégio tem formado muita gente”. Na opinião de Tales, 70 % dos jovens que se formam conseguem bons resultados em processos seletivos como o vestibular e o ENEM, atestando a qualidade do ensino que é ofertado pela Unidade de Ensino.
Atualmente, o Mandinho está sob a direção do professor Marilson Carvalho Santos. Ele explica que tem “ciência do papel determinante do CEMA na formação dos nossos educandos ativos em nossa comunidade”. Para tanto, tem contado com uma “comprometida equipe de trabalho composta por vice-diretores, secretária e professores articuladores, Grêmio Estudantil, Colegiado Escolar, que juntos aos pais e à comunidade, interagem vislumbrando a execução dos projetos educacionais propostos”. Isso, na opinião do professor Marilson, é essencial para oportunizar aos educandos as condições necessárias à plena inserção social e a autonomia.
A DIREC 4 parabeniza o CEMA pela iniciativa e pelos 30 anos de serviços prestados à comunidade de Conceição do Almeida, ao tempo que reforça a disponibilidade para atuar em parceria com as escolas da Rede Estadual, no sentido de construir uma escola pública de qualidade e acessível a todos os cidadãos.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

UESB está com inscrições abertas para Mestrado



A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, está com inscrições abertas para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), Nível de Mestrado Acadêmico, com área de Concentração em Ensino de Ciências e Matemática, no Campus Universitário de Jequié/BA.
As inscrições começaram hoje (18) e vão até 31 de agosto. Serão oferecidas até 25 vagas.
Poderão candidatar-se somente os portadores de diploma ou de certidão de conclusão de cursos de graduação em Biologia, Física, Química, Matemática e Pedagogia, reconhecidos pelo MEC.
Os candidatos que estiverem cursando o último semestre de um dos cursos de graduação referidos acima, poderão inscrever-se mediante apresentação de declaração fornecida pelo órgão competente, no qual conste ser provável concluinte, sendo que os aprovados deverão comprovar, obrigatoriamente, para fins de matrícula, a conclusão do curso.
O processo de seleção será realizado por uma Comissão do Processo Seletivo, composta e constará de 03 etapas: prova escrita; análise do currículo, do histórico do curso de graduação e do anteprojeto e entrevista.
O resultado da seleção será divulgado pela Coordenação do Programa até o dia 18 de dezembro de 2014, na página principal da UESB e no site do Programa na internet e, posteriormente, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE). Mais informações podem ser obtidas através do portal ecfp@uesb.edu.br.

Série de videoconferências "De Olho no Enem" 2014 tem início nesta sexta-feira (22/08), no IAT

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Programa Pacto Ensino Médio Bahia, convida para a 1ª Videoconferência De Olho no ENEM 2014, que acontece nesta sexta-feira (22/08), das 9h às 18h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

A videoconferência é resultado da articulação dos projetos estruturantes da Secretaria de Educação do Estado, Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), Rede Anísio Teixeira(Rede AT), Programa Ciências na Escola(PCE) e o Gestar na Escola(GESTAR), e tem o Intuito de mobilizar os estudantes da Rede Estadual, para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), apresentando aulas temáticas e fortalecendo o uso dos cadernos EM-Ação, o Ambiente Educacional WEB e o Geekie Games.

A série De Olho no ENEM é constituída por quatro videoconferências, a serem realizadas em dois turnos, pela manhã das 9h às 11h30 e à tarde das 14h às 16h30. Cada videoconferência conta com um grupo de professores, de diferentes disciplinas, organizadas por Áreas do Conhecimento.


Além das videoconferências, a Secretaria da Educação disponibiliza a página De Olho no Enem, com conteúdos que colaboram com a melhor preparação dos estudantes para o exame. São mais de três mil conteúdos digitais educacionais, aulas de revisão, cadernos de estudo, videos, jogos, animações, sites de temáticas transversais e o simulado Geekie (www.educacao.ba.gov.br/deolhonoenem).

O Enem funciona como um mecanismo de acesso ao ensino superior, mas não é só isso. O exame possibilita ao estudante o acesso a universidades públicas, federais e estaduais, por meio do Sistema Informatizado do Ministério da Educação (Sisu), a bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas de educação superior por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni), a bolsas de estudo com oportunidade de intercâmbio em universidades estrangeiras, através do Programa Ciência sem Fronteira, a cursos técnicos gratuitos, por meio do SisuTec/Pronatec, e à certificação do Ensino Médio para maiores de 18 anos que não tenham concluído esta etapa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

09h / 14h - Abertura: 11 minutos de poesia - Stael Kyanda Machado e Anderson Poeta Moreira

09h10 / 14h10 – Pela não terminalidade do Ensino Médio: Cenário da oferta de vagas no ensino superior e formas de acesso (Política de cotas, PROUNI E FIES) – Valuza Saraiva (Coordenadora do Programa Pacto Ensino Médio).

09h25 / 14h25 – O Pacto Ensino Médio e o perfil das juventudes do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães. Vitória Régia Viana (Orientadora de Estudos do Pacto Ensino Médio – DIREC 04).

09h30 / 14h30 – GEEKIE GAMES – Eric Hanai (Coordenador das relações institucionais com o Setor Público da GEEKIE GAMES)

10h / 15h – Ambiente Educacional WEB e Site Temático ENEM – Yuri Wanderley (Coordenador da Rede AT).

10h40 / 15h40n – Partilha de história de vida: da Rede Estadual a Universidade Federal - Angélica Lima – Egressa da Rede e Graduanda em Educação Física/UFBA

10h55 / 15h55 – Dicas de estudo dos cadernos EM-Ação – Tereza Farias (Comitê executivo Pacto Ensino Médio)

11h15 / 16h15 – Encerramento: Rap da IVº FECIBA – Estudantes da rádio escola do Colégio Estadual Luís Rogério de Souza (DIREC 1B)

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Instituto Anísio Teixeira (IAT) terá a oportunidade de compartilhar seus projetos desenvolvidos por cinco universidades públicas


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia foi selecionada para preencher uma das oito vagas oferecidas ao Brasil no Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem). Realizado pelo Ministério de Educação da Argentina, com sede em Buenos Aires, o Pasem constitui-se em uma ação conjunta do Mercosul com a União Europeia, objetivando apoiar a gestão e a implantação de políticas públicas que promovam a formação e o desenvolvimento profissional dos docentes.

A Secretaria da Educação, representada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), terá a oportunidade de compartilhar seus projetos estruturantes e iniciativas desenvolvidas por cinco universidades públicas - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Com a promoção de missões de estudo de Intercâmbio Regional (Pasentías), o Pasem estimula práticas inovadoras na formação de professores dos quatro países que integram o Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai . .
“A Pasentía é um espaço compartilhado de aprendizagem, de estudos e análises de políticas e práticas exitosas, visando contribuir com a qualidade educativa nesses países, com foco no reconhecimento dos estudos, na aprendizagem do espanhol e do português, na alfabetização e no uso das Tecnologias da Informação e de Comunicação para o ensino e o aprendizado”, disse Norma Vídero, coordenadora da Pasentía na Bahia e representante da Coordenação de Desenvolvimento da Educação Superior.

A Pasentía da Bahia está prevista para acontecer no período de 2 a 11 de novembro, no IAT e nas universidades estaduais e federais participantes. Segundo Norma Vídero, além de relevantes projetos desenvolvidos pelas universidades, programas como Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Ciência na Escola e Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) serão apresentados como resultado de uma política pública do governo que visa ao fortalecimento da educação na rede estadual.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

FESTIVAL DE TALENTOS

O Colégio Estadual Francisco
da Conceição Menezes
foi palco, nesta quarta-feira (13),
de um Festival de
Talentos, em homenagem ao Dia dos Estudantes.
Apresentações de músicas,
dança e poesias fizeram
parte da programação.
O dia 11 de agosto
foi escolhido como marco
para a comemoração do Dia do
Estudante porque nesta data foram
instituídos os dois
primeiros cursos
de ciências jurídicas e sociais do
Brasil, por Dom Pedro I,
no século XIX.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dia D da Família na Escola

Visando fortalecer a integração da família com a escola, o
olégio Estadual Juracy Magalhães, em Salinas, promoveu nesta sexta-feira
(29) o Dia D da Família na Escola.
Mãe de uma estudante da unidade, Eliene Pinheiro, ressaltou a importância
do evento. "Eu trabalho e nem sempre tenho tempo de vir à escola, então,
quando tem essas oportunidades, procuro estar sempre presente", explicou Eliene.

Aluno do Mais Educação é Medalha de Ouro em Campeonato de Jiu-Jitsu

O estudante Gideon Brito, do Colégio José Marcelino de Souza, Nazaré, ganhou medalha de ouro no Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu, realizado em Salvador no último domingo, 27, pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu.

terça-feira, 22 de julho de 2014

FACE: DIREC 4 promove oficinas nas Escolas

Oficinas de sensibilização e preparação dos alunos visando a participação no Festival Anual da Canção Estudantil - FACE. O músico Júnior Keréto visitou na última sexta-feira os Colégios Rocha Pita, em Aratuípe, José Pedro de Jesus, em Nazaré e Luis Eduardo Magalhães, em Muniz Ferreira, orientando, dando dicas e tirando dúvidas dos estudantes.

Fórum reúne estudantes da rede estadual em Santo Antônio de Jesus

Estudantes eleitos no V CERPE para compor o Fórum Regional de Estudantes, reuniram-se nesta sexta-feira (18), em Santo Antonio de Jesus. Na oportunidade, discutiram sobre o funcionamento e estrutura do Fórum, ENEM, o Projeto Ouvidoria vai à Escola e sobre os projetos estruturantes da SEC. Além disso, foi eleita a nova coordenação do Fórum. A próxima reunião foi marcada para o mês de setembro.
A nova coordenação é formada pelos seguintes membros: Fabiana Souza (CETEP), Ivan Augusto (CELEM - Santa Terezinha), Maria Helena Rômulo Almeida), João Paulo (Polivalente Conceição do Almeida), Lucas Barreto (CELEM - Muniz Ferreira) e Fagner Pitanga (Polivalente de Castro Alves)

CELEM comemora participação de estudantes na OBMEP

Sete estudantes de Santa Terezinha foram premiados na Olimpíada de Matemática

A coordenação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP, representada pelo professor Adelmo Ribeiro de Jesus, esteve no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães- CELEM, em Santa Terezinha, para premiar os alunos que participaram da nona edição da OBMEP 2013. A equipe da Diretoria Regional de Educação – DIREC4 também prestigiou o evento.
Durante a cerimônia de entrega da premiação, o coordenador Adelmo de Jesus falou para a plateia formada por estudantes de Santa Terezinha, Castro Alves e Itatim que “estudar compensa”, incentivando os estudantes a continuarem se inscrevendo na competição. Após exibir duas matérias relacionadas ao sucesso de estudantes na OBMEP, entre eles um deficiente físico, Adelmo explicou que mesmo que as condições às vezes não sejam favoráveis, é possível se destacar e obter êxito.
A estudante Cristiana Couto, de 14 anos, 8ª série da Escola Municipal Astor de Castro, em Itatim, foi a ganhadora da medalha de prata. “A Olimpíada abriu um mundo de oportunidades para mim; me incentivou a correr em busca dos meus sonhos, para esse ano aprender mais e ir em busca da medalha de ouro”, disse Cristiana.
Sete alunos do CELEM foram premiados com Menção Honrosa. O colégio, dirigido pela professora Emília Lobo, comemora a alta taxa de adesão – cerca de 90% - dos estudantes à Olimpíada, tornando-se referência na região. Para Emilia, a premiação dos estudantes “é um presente”, fruto de um trabalho árduo e constante.
“Eu acredito muito na educação, no potencial dos alunos e na minha equipe de trabalho”, disse a professora destacando ainda o apoio que o professor Josias Maltez, de Matemática, tem dado à instituição visando a participação dos alunos na OBMEP. “A educação é isso, precisamos nos unir para melhorar”, enfatizou.

Segundo o professor Josias, a Menção Honrosa recebida pelos estudantes foi muito gratificante para ele. “Os estudantes deram o melhor de si durante a prova e isso é o resultado do esforço deles e do apoio que a escola dá”, disse.
Na opinião da coordenadora da CODEB/DIREC4, Nayra Caroline Almeida, as olimpíadas são ferramentas que estimulam o talento dos estudantes. “Muitos desses alunos melhoram seu desempenho em sala de aula e posteriormente são aprovados em universidades federais”, disse a coordenadora destacando a importância dos estudos para a mobilidade social.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Projeto Ouvidoria vai à Escola atende Unidades ligadas à DIREC 4


O Projeto Ouvidoria vai à Escola atendeu, inicialmente, quatro colégios ligados à DIREC4. A visita do ouvidor da Secretaria de Educação da Bahia, José Francisco Barreto Neto e da técnica Eneide Vânia, na quinta-feira (10) começou pelos Colégios Governador Luiz Viana Filho e José Marcelino de Souza, em Nazaré. Já na sexta-feira (11), foi a vez das unidades Dr. Eraldo Tinoco Melo, em Dom Macedo Costa e Francisco da Conceição Menezes - CEFCM, em Santo Antonio de Jesus receberam o projeto da SEC e apresentar as demandas que envolvem o ambiente escolar.
O Ouvidoria vai à Escola tem como um dos objetivos promover a participação da comunidade escolar na gestão, contribuindo com a formação cidadã dos estudantes da rede estadual e com o processo de promoção da melhoria da qualidade da educação.
Os encontros, que foram acompanhados também pela equipe da DIREC4, reuniu líderes de turma, gestores, professores, funcionários e representantes dos colegiados escolares. Na oportunidade, o ouvidor Francisco Neto explicou a proposta do Ouvidoria vai à Escola, enfatizando a importância do espaço democrático que oportuniza a participação ativa dos cidadãos. Por meio da Ouvidoria da SEC, a comunidade escolar pode fazer reclamações, denúncias, sugestões, elogios, solicitações e informações.
Presidente do Grêmio Estudantil do CEFCM, o estudante Adailton Oliveira falou sobre o Projeto. Para o estudante, esta é uma forma de democratizar a educação, ouvindo a voz de alunos, professores e funcionários. Segundo ele, todas as perguntas feitas foram respondidas a contento.
O projeto terá continuidade, visitando as demais escolas da Região, através da equipe da própria DIREC 4, tendo como técnica responsável a professora Kenia Smith dos Santos.

Inscrições para curso de aperfeiçoamento são prorrogadas até dia 18/07


As inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais foram prorrogadas até sexta-feira (18/07). O curso, oferecido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, é destinado a todos os professores e coordenadores pedagógicos em exercício no âmbito da Secretaria, é obrigatório para a promoção do magistério público do ensino fundamental e médio do Estado da Bahia para os anos de 2015 e 2016, conforme a Lei nº 13.185/14, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 02 de julho. A medida beneficiária mais de 31 mil docentes.

Os professores que ingressaram na Rede Estadual entre 1º de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2012, que estavam em estágio probatório e não fizeram o Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas poderão fazer a 2ª edição do curso a partir de Agosto/2014, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Para dúvidas sobre as inscrições, mande e-mail para cursotecnologiaeducacional@educacao.ba.gov.br

Para dúvidas técnicas do sistema, mande e-mail para: duvida.cursote@educacao.ba.gov.br

As inscrições serão realizadas pelo portal da Uneb (http://www.cursote.uneb.br/) e garantirá, automaticamente, a antecipação de 3,7% do valor da promoção, de acordo com o vencimento básico do servidor, na folha de pagamento deste mês de julho de 2014.

No ato da inscrição, o servidor deverá informar o número do CPF e um endereço eletrônico pessoal e ativo. Para o primeiro acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, o servidor receberá, na finalização da inscrição, através do e-mail informado, o nome de usuário e a senha. Havendo dúvidas quanto ao nome de usuário e senha, o servidor deverá manter contato, via e-mail, no endereço indicado no Portal: http://www.cursote.uneb.br

O curso, oferecido na modalidade Educação a Distância, por meio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), visa aperfeiçoar e fortalecer o vínculo entre a prática pedagógica e a utilização das tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao contexto. A diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Irene Cazorla, ressalta que a iniciativa visa preparar os professores para utilizar as tecnologias na organização de suas aulas.

“Vivemos em uma sociedade permeada pela tecnologia, e precisamos trabalhar essa questão também em sala de aula. Podemos, por exemplo, usar vídeos e games na educação e incentivar os professores a utilizarem esses recursos em sala de aula. Além disso, o curso está alinhado a outras ações da Secretaria da Educação, que já utilizam a tecnologia, como os projetos estruturantes”.

Metodologia – A capacitação será realizada em dois módulos ministrados em 2014 e 2015, totalizando 180 horas, fazendo uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitará aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-los por meio de ambiente virtual de aprendizagem. Os horários para acesso serão estabelecidos pelo próprio servidor, de acordo com sua disponibilidade, observados os cronogramas estabelecidos em cada módulo.

No primeiro módulo, serão realizadas quatro etapas sobre: As tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar; Educação e Redes Sociais; O uso pedagógico dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar e Educação e conteúdos digitais. O segundo módulo constará das seguintes etapas: Currículo e avaliação: apropriação tecnológica, inovação e diversificação; Educação para a Diversidade e Inclusão; Memória, investigação científica e produção artística na perspectiva da prática pedagógica interdisciplinar e Produção colaborativa e compartilhamento de material didático-pedagógico com uso de conteúdos digitais. As aulas deverão ser iniciadas ainda neste mês de julho.

Fonte: SEC

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Secretaria da Educação inscreve para curso de aperfeiçoamento necessário à promoção de professores

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia inscreve, a partir deste sábado (5/7) até 11 de julho, para o Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais. O curso, destinado a todos os professores e coordenadores pedagógicos em exercício no âmbito da Secretaria, é obrigatório para a promoção do magistério público do ensino fundamental e médio do Estado da Bahia para os anos de 2015 e 2016, conforme a Lei nº 13.185/14, publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (02/07). A medida beneficiária mais de 31 mil docentes.

As inscrições serão realizadas pelo portal da Uneb (www.uneb.br/cursoti) a partir do dia 5. A inscrição para o curso garantirá, automaticamente, a antecipação de 3,7% do valor da promoção, de acordo com o vencimento básico do servidor, na folha de pagamento deste mês de julho de 2014.

No ato da inscrição, o servidor deverá informar o número do CPF e um endereço eletrônico pessoal e ativo. Para o primeiro acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, o servidor receberá, na finalização da inscrição, através do e-mail informado, o nome de usuário e a senha. Havendo dúvidas quanto ao nome de usuário e senha, o servidor deverá manter contato, via e-mail, no endereço indicado no Portal: www.uneb.br/cursoti

O curso, oferecido na modalidade Educação a Distância, por meio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), visa aperfeiçoar e fortalecer o vínculo entre a prática pedagógica e a utilização das tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao contexto. A diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Irene Cazorla, ressalta que a iniciativa visa preparar os professores para utilizar as tecnologias na organização de suas aulas.

“Vivemos em uma sociedade permeada pela tecnologia, e precisamos trabalhar essa questão também em sala de aula. Podemos, por exemplo, usar vídeos e games na educação e incentivar os professores a utilizarem esses recursos em sala de aula. Além disso, o curso está alinhado a outras ações da Secretaria da Educação, que já utilizam a tecnologia, como os projetos estruturantes”.

Metodologia – A capacitação será realizada em dois módulos ministrados em 2014 e 2015, totalizando 180 horas, fazendo uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitará aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-los por meio de ambiente virtual de aprendizagem. Os horários para acesso serão estabelecidos pelo próprio servidor, de acordo com sua disponibilidade, observados os cronogramas estabelecidos em cada módulo.

No primeiro módulo, serão realizadas quatro etapas sobre: As tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar; Educação e Redes Sociais; O uso pedagógico dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar e Educação e conteúdos digitais. O segundo módulo constará das seguintes etapas: Currículo e avaliação: apropriação tecnológica, inovação e diversificação; Educação para a Diversidade e Inclusão; Memória, investigação científica e produção artística na perspectiva da prática pedagógica interdisciplinar e Produção colaborativa e compartilhamento de material didático-pedagógico com uso de conteúdos digitais. As aulas deverão ser iniciadas ainda neste mês de julho.


Ascom SEC

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Estado diversifica e interioriza a Educação Profissional


A Educação Profissional está ajudando a transformar a vida de jovens e trabalhadores na Bahia. Ao se tornarem técnicos de nível médio, muitos conquistaram o primeiro emprego; outros, a reinserção no mundo do trabalho. Graças à reformulação da Rede Estadual de Educação Profissional, em 2008, o número de matrículas em cursos técnicos de nível médio saltou de 4.016, no início de 2007, para mais de 69 mil, no segundo semestre de 2013, e o de municípios atendidos subiu de 22 para 123.

O número de cursos técnicos também foi ampliado de 15 para 80 nesse período, além dos oito cursos de Formação Inicial e Continuada / Qualificação Profissional. Com a oferta alinhada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade, os novos técnicos ampliam as chances de trabalhar e permanecer em seus locais de origem.

Para tanto, o Estado criou 32 Centros Territoriais e 34 Centros Estaduais de Educação Profissional, 20 anexos dos Centros, além de ofertar cursos de Educação Profissional em 103 unidades de ensino médio, nos 27 Territórios de Identidade.

Pronatec – Articulada com o Governo Federal, a Secretaria da Educação passou a ser entidade demandante e ofertante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), executado pelos parceiros ofertantes IFBaiano, Ifba, Senai, Senat, Senac e Senar, além da própria Secretaria da Educação. Em 2013, foram ofertados 36 cursos Técnicos e 153 cursos de Formação Inicial e Continuada (qualificação profissional), em 134 municípios, nos 27 Territórios de Identidade.

Os cursos são ofertados para estudantes do ensino médio da rede estadual em turno diferente ao regular, representando uma experiência rica de Educação Integral no ensino médio da Bahia, atendendo ao Compromisso 3 do Todos pela Escola e ainda introduzindo a dimensão Trabalho na formação dos estudantes.

Intervenção Social – Os benefícios da Educação Profissional também chegam à comunidade por meio de intervenções sociais. Aliando teoria e prática, os estudantes aprendem o valor social da profissão e exercitam a cidadania. Os Centros Estaduais, Territoriais e unidades escolares compartilhadas desenvolvem ações que beneficiam a comunidade a partir dos conhecimentos construídos no curso. Na área de Saúde, por exemplo, realizam gratuitamente serviços como aferição da pressão arterial e teste de glicemia. Na área de Agropecuária, atuam com assistência técnica a agricultores familiares e assentados.
Especializações - Os professores e gestores da rede estadual de educação profissional estão tendo a oportunidade de ampliar conhecimentos e aperfeiçoar suas formações, por meio do curso inédito de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional e do curso de Especialização em Gestão da Educação Profissional. Já são 1.414 professores e 44 gestores beneficiados.

Premiação em eventos nacionais - Os projetos dos estudantes e professores da rede estadual de Educação Profissional têm se destacado em prêmios nacionais e internacionais. Um dos exemplos foi o 1º lugar conquistado no Prêmio Escola Voluntária, em São Paulo, promovido pela Rádio Bandeirantes em parceria com a Fundação Itaú Social, em 2013.

Forma de Articulação

- Educação Profissional Integrada (EPI) - contempla cursos técnicos integrados ao ensino médio que duram quatro anos e são voltados para quem terminou o ensino fundamental.

- Proeja Médio (Educação de Jovens e Adultos) - integra Educação Profissional ao ensino médio e é direcionado para a formação profissional de jovens e adultos. Ao mesmo tempo em que os estudantes concluem o ensino médio, recebem o diploma do curso técnico. Os cursos duram dois anos e meio.

- Subsequente (Prosub) - os cursos técnicos são direcionados para quem já concluiu o ensino médio e volta à escola para fazer a formação profissional. Duram dois anos, independentemente do eixo tecnológico e da ocupação a que eles se destinam.

- Concomitante - articula educação básica à Educação Profissional. O estudante matriculado no ensino médio da rede estadual poderá fazer um curso técnico de nível médio em turno diferente ao que está matriculado.

- Proeja Médio em regime de alternância - ofertados para populações, a exemplo de trabalhadores rurais, domésticos e catadores de material reciclável, cuja realidade de trabalho não permite a frequência sequencial das aulas. Ocorre em três anos.

- Proeja Fundamental - a Educação Profissional está integrada ao ensino fundamental, possibilitando a elevação da escolaridade com qualificação social e profissional. O Proeja Fundamental é voltado a jovens e adultos trabalhadores a partir dos 18 anos e tem a duração de dois anos.

Ascom SEC/BA

Gestar contribui para aprendizado de português e matemática


Língua portuguesa e matemática são duas disciplinas de grande destaque no currículo. Com um bom aprendizado nesses campos do conhecimento, os estudantes têm a base para um melhor desempenho na vida escolar. Com este entendimento, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolve o projeto Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), que visa melhorar o desempenho dos estudantes da rede estadual. A iniciativa envolve 257 mil estudantes, em 276 municípios, da segunda fase do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).


Todos os professores articuladores do Gestar passam por formação e recebem material didático para o apoio do trabalho docente. Os alunos também recebem cadernos específicos. O projeto conta com metodologia de acompanhamento, monitoramento e avaliação, tendo como foco a sala de aula. Outro diferencial do Gestar é a articulação com o projeto pedagógico das escolas.

A metodologia e o material didático do Gestar estão disponíveis para os municípios baianos. Basta a secretaria municipal de Educação procurar a Diretoria Regional de Educação (Direc) mais próxima e apresentar o seu articulador, que vai participar do processo de formação com os docentes da rede estadual e receber material didático para as escolas do município.

Motivação - O município de Paulo Afonso é um dos exemplos do sucesso que o Projeto Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) possibilita no aprendizado dos estudantes. Para Sandra Marcula, articuladora regional, o projeto ajuda na motivação de professores e estudantes. “O docente se sente ainda mais animado diante desta possibilidade de abordar o conteúdo de uma nova maneira, e o aluno se interessa pelo que está sendo mediado. Agora, queremos trazer a família também para este universo, para que ela entenda o motivo do estudante ter um livro diferenciado, saiba da importância do Gestar e o incentive nesta jornada”, considera.

O Colégio Estadual Democrático Quitéria Maria de Jesus é uma das unidades do município que contam com o Gestar, envolvendo cerca de 260 estudantes. “Procuramos apresentar aulas diferentes, que chamem a atenção para a língua portuguesa e matemática. E percebemos claramente o avanço no aprendizado dos estudantes”, disse Ednalva Freitas, vice-diretora e articuladora do Gestar na escola.

Para Inaura Santos, 14 anos, estudante da 7ª série, o projeto mudou a forma de encarar as disciplinas. “Antes, não me interessava muito. Hoje em dia, entendo mais e tenho gosto em estudar tanto português como matemática. Aprendemos muitas vezes brincando, de uma forma divertida. Gosto muito do Gestar”, considera a aluna.

Na capital baiana, o Gestar também é referência, como mostra Jane Passos (foto), articuladora da Escola Estadual Santa Edwirgens. “Um dos principais destaques deste projeto é o fato de conseguir chamar a atenção dos estudantes para os conteúdos, que, no caso de língua portuguesa, aposta em atividades de leitura e escrita, com foco, também, na expressão oral. Outro ponto de destaque é que as temáticas são muito atuais, falam de tecnologia, Internet, com humor”, disse.

Números do Gestar

- Municípios – 276

- Escolas – 720

- Estudantes – 257.000



Ascom SEC/BA

Topa: a Bahia firme no caminho da alfabetização


O número é expressivo: mais de 1,1 milhão de pessoas. Este é o total de baianos alfabetizados pelo Governo do Estado por meio do Todos pela Alfabetização (Topa), maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos do País. São pessoas como o agricultor Jonas Soares de Santana, 64 anos, morador do Encontro do Satiro, zona rural que fica a 13 km do município de Inhambupe. Ele teve a vida transformada pela chance de aprender a ler e a escrever.

“Foi no Topa que conheci as letras, aprendi a fazer contas e tive a chance de conhecer tudo com mais clareza”, disse Jonas Soares. Órfão de mãe aos nove anos, ele teve que trabalhar cedo para poder sobreviver com o pai. “Queria muito estudar. Minha avó dizia que quem não sabe ler e escrever é como um cego que anda sem saber o lugar que pisa, sem segurança, cai e morre”, lembra o agricultor.

A iniciativa, que só em 2013 beneficiou 130 mil pessoas, assegura a inclusão educacional dos baianos que não tiveram acesso à alfabetização na idade certa, incluindo povos indígenas, quilombolas, população carcerária, ciganos e pessoas com deficiência. Criado em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, o Topa trabalha sob a perspectiva de que a alfabetização é um direito que não prescreve com a idade.

O Topa é desenvolvido com municípios e entidades dos movimentos sociais e sindical, numa união de esforços para melhorar os índices de analfabetismo na Bahia. Em 2013, na 6ª etapa, o Topa abrangeu 366 municípios e 570 entidades, com 165 mil estudantes em salas de alfabetização. Cerca de 150 mil pessoas vão ser beneficiadas em 2014.

Redirecionando caminhos - O Topa assegura a inclusão educacional para a população carcerária, como é o caso do casal Valdemiro Cortezini (24 anos) e Kênia Geiza Teobaldo (29 anos), do município de Guanambi. Eles se conheceram durante as aulas na Casa de Custódia de Guanambi e, desde então, suas vidas mudaram.

Hoje, casados, continuam os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Nunca tinha gostado de estudar. Meus pais me matriculavam na escola e eu não ia. Depois do Topa, comecei a gostar de estudar. Quando vai chegando o horário da escola, eu já fico doido para ir pra aula”, conta Valdemiro. Já Kênia comemora não só a alfabetização, mas também a inserção no mundo do trabalho. “Hoje eu sei me comunicar direito, conversar. Trabalho em casa de família e convivo com pessoas estudadas. Agora, já sei ler os rótulos dos produtos de limpeza”.

Oportunidade – No município de Jeremoabo (380 km de Salvador), o estudante de pedagogia José Batista, primeiro alfabetizador cego do Topa, tem a missão de alfabetizar os primeiros estudantes cegos do programa. Para garantir a aprendizagem, o Governo do Estado adquiriu o reglete, uma variação do aparelho de escrita utilizado por Louis Braille, além do papel especial com gramatura diferente do normal e do material didático específico, em Braille. “Assim como eu tive a oportunidade de receber uma formação em Braille, quero que as pessoas cegas que moram aqui, e que estavam completamente leigas, também aprendam”, conta José Batista, que é, também, presidente da Associação de Cegos do Semiárido Baiano.

Alfabetização com solidariedade - Na quarta etapa do Prêmio Cosme de Farias, que reconhece experiências exitosas de alfabetização, um dos destaques foi o trabalho da educadora Raquel Deraldina Gomez. Vencedora na categoria alfabetizadora, Raquel vai ao encontro dos seus alunos, pacientes renais, na Clínica de Hemodiálise de Jacobina. “A experiência de vida desses estudantes faz a diferença da turma. Aprender a ler e a escrever lhes devolve a autoestima e ameniza a dor causada pelo tratamento”.

Topa em números:

Pessoas alfabetizadas – 1,1 milhão

Municípios atendidos – 366

Entidades dos movimentos sociais e sindical participantes – 570



Ascom SEC/BA


segunda-feira, 16 de junho de 2014

V CERPE aborda Movimento Estudantil


Evento reúne estudantes da rede estadual ligados à DIREC4, em Santo Antônio de Jesus.

Aconteceu nos dias 05 e 06 de maio, o V Congresso de Estudantes da Rede Pública Estadual – CERPE, em Santo Antonio de Jesus. O evento reuniu cerca de 180 estudantes da rede estadual de educação ligados à Diretoria Regional de Educação – DIREC4, no Centro Territorial de Educação Profissional – CETEP, Recôncavo.
Com o tema Movimento Estudantil: História, Desafios e Perspectivas – Por uma educação Pública do tamanho do Brasil, o CERPE tem como proposta buscar o fortalecimento da gestão democrática e participativa nas escolas.
Alguns dos convidados para versar sobre o tema proposto foram o professor Paulo Pontes, que ficou preso durante 8 anos na Penitenciária Lemos Brito, no período da Ditadura Civil Militar; o deputado federal Nelson Pelegrino, que começou a sua vida política a partir do movimento estudantil e Amanda Cunha, militante da Marcha Mundial de Mulheres.
O economista e professor Paulo Pontes, ex-preso político e atual chefe de gabinete da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, fez uma reflexão sobre o contexto da Ditadura Militar, enfocando a participação da juventude. Pontes relatou que em abril de 1964, ele participou de uma manifestação estudantil em Pernambuco contra a repressão, “como estudante comum”, onde seis pessoas morreram, entre elas um colega seu, Jonas José, de 16 anos. Lembrando detalhes do período que ficou preso, ressaltou a importância da construção da democracia. “A nossa responsabilidade com o País é a democracia, e ela é responsabilidade, principalmente da juventude”, disse.
O coordenador de Políticas para de Juventude do Estado da Bahia, Vladimir Costa Pinheiro também esteve presente no CERPE, apresentando as políticas públicas do estado voltadas para a juventude baiana.
O jovem Lucas Reis, do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Varzedo, foi um dos estudantes que demonstraram suas inquietações, dúvidas e contribuições, no evento, a partir de perguntas e observações. Para Lucas, o CERPE foi importante para estimular seus pares a compreenderem que eles têm voz, “porque muitas vezes os alunos têm voz ativa e não sabem disso”, concluiu o estudante.
Na sexta-feira, segundo dia do V CERPE foi a vez de os estudantes participarem de grupos de trabalhos que discutiram redes sociais, drogas, Grêmio Estudantil, empreendedorismo, gestão escolar, entre outros temas e socializarem as propostas elencadas. Foi também o momento de definição dos membros do Fórum Territorial de Estudantes da Rede Pública.


quinta-feira, 12 de junho de 2014

CELEM apresenta projeto sobre Copa do Mundo


O Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, em Muniz Ferreira, começou na terça-feira (10) as apresentações do projeto interdisciplinar O Brasil em todos os campos: uma jogada de letra com o conhecimento, que visa fortalecer a política de educação da escola junto aos Projetos Estruturantes da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
As atividades começaram com as apresentações do público da Educação de Jovens e Adultos – EJA, na terça. Em cartazes, slides e coreografias de músicas os estudantes lembraram as décadas que o Brasil foi campeão das Copas do Mundo. Já no segundo dia, quarta-feira (11), através da ludicidade, os estudantes do Ensino Médio do CELEM fizeram um “passeio” pela década de 50 até os dias atuais, traduzindo em representações, músicas e danças o contexto histórico, sociocultural e político dos períodos que o Brasil foi campeão das Copas do Mundo.
“O nosso objetivo é fortalecer e oportunizar o bom andamento das atividades discentes e docentes tendo como motivação os contextos das copas, e dessa maneira, possibilitar o desenvolvimento das aprendizagens e da construção dos conhecimentos”, afirma Miriam de Almeida, diretora do Colégio.
Os projetos estruturantes ganharam espaço nas apresentações por meio de uma música, com letra composta pelo estudante Joelton Andrade, 17 anos e declamação de poesias.
Stephanie Barbosa, 16 anos, destacou o processo de aprendizado que foi construído, a partir da pesquisa sobre os períodos abordados. Além disso, segundo Stephanie, até os alunos “mais tímidos ficam mais descontraídos e mais atentos às questões das aulas”, com a realização do Projeto.


sexta-feira, 16 de maio de 2014

SESC comemora quatro anos com festa literária


DIREC4 e entidade firmam parceria



O Serviço Social do Comércio – SESC, Santo Antonio de Jesus completou, no dia 13 de maio, quatro anos de atuação na cidade e para comemorar a data está com uma programação especial que faz parte do Projeto "Aniversário do SESC: uma Festa Literária.
Dentro da programação evento, que começa dia 16, às 19h, está a mesa redonda com o tema “Educação e ações literárias: desafios e possibilidades”, da qual o Diretor da DIREC4, professor Clovis Esequiel dos Santos fará parte. Além disso, aproveitando o enfoque das comemorações, que é a literatura, o professor Clovis apresentará o projeto estruturante da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Tempos de Arte Literária – TAL, que tem entre seus objetivos desenvolver a arte literária no currículo escolar.
Localizado no Bairro Cajueiro, a área de lazer destinada ao trabalhador santoantoniense conta com uma ótima infraestrutura e equipamentos que atendem aos anseios daqueles que desfrutam das atividades e serviços que o SESC oferece.
O SESC tem à disposição da sociedade santoantoniense equipamentos como o teatro, com capacidade para 360 pessoas, quadra poliesportiva, escola de educação infantil e ensino fundamental, parque aquático, além de eventos promovidos anualmente pela instituição, como as comemorações do Dia do Trabalho, Dia do Comerciário, o Top Model SESC entre outras.
O estabelecimento de parceria com a comunidade também é um anseio que vem sendo concretizado. Exemplo disso é a recente celebração de cooperação com a DIREC4 para a realização de vários projetos, sendo o primeiro deles o Festival Regional de Quadrilhas, que acontecerá no dia 16 de junho. Um grupo de trabalho criado entre as duas instituições cuidará do planejamento de outras ações voltadas para acesso de estudantes aos equipamentos e serviços do SESC, realização de eventos culturais dentre outras atividades que podem contribuir para o desenvolvimento dos estudantes ligados à DIREC 4.

Mães são homenageadas no CEFCM


A equipe do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes proporcionou uma manhã bastante animada para mães de alunos e funcionárias da unidade de ensino. O evento foi uma homenagem a mulheres que são mães, e às vezes mães e “pai”, pela passagem do Dia das Mães, no dia 11 de maio.
O professor Genaldo Souza animou o evento levando as mães a se movimentaram com brincadeiras e músicas. Ao final, foi realizado um sorteio de vários brindes e cestas básicas.

I ENCONTRO DE FORMAÇÃO CIÊNCIA NA ESCOLA


O primeiro encontro de formação do Programa Ciência na Escola 2014 aconteceu nesta quinta-feira (08) em Santo Antônio de Jesus, mediado pela articuladora regional Andreia Bezerra. O Diretor da DIREC4, professor Clovis Esequiel dos Santos marcou presença no evento. No ensejo, ele fez um retrospecto das ações do Ciência, destacou o êxito do projeto em 2013 e ressaltou a importância de se ”levar adiante os projetos dos estudantes”. O Diretor da DIREC4 falou, ainda, da relevância de se criar um espaço de valorização das ideias dos estudantes, com exposições regionais dos seus projetos, por exemplo.
Criado com a proposta de aumentar o envolvimento dos estudantes e professores com o conhecimento científico, a ideia do Programa é permitir que os alunos se apropriem dos conteúdos escolares estudando a realidade do espaço onde vivem.
Como guia para os trabalhos a serem desenvolvidos, os professores pesquisadores terão o livro Bahia, Brasil, Espaço, ambiente e cultura. Além de ter acesso ao livro, o programa envolve ainda formação de professores, material do professor, caderno de perguntas, acompanhamento à distância, pen drive e um mapa de cada município baiano.
A formação dos professores pesquisadores e multiplicadoresserá realizada em quatro encontros anuais de 16 horas. Na oportunidade os profissionais receberão orientação de como proceder junto ao professor e aos alunos nas escolas estaduais que aderirem ao Ciência na Escola.


TOPA reúne coordenadores de turma em Santo Antônio de Jesus


Coordenadores de turma do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa) de municípios circunscritos à DIREC4 participaram nos dias 8 e 9 do encontro Diálogos Pedagógicos, no auditório do Hotel Ilha Bela. O evento foi promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia e, mediado por representantes da SEC, buscou refletir sobre o acompanhamento pedagógico do Programa e a concepção do seu planejamento na perspectiva conceitual (letramento).
O programa de alfabetização de jovens, acima de 15 anos, e adultos já está na sua sétima etapa e visa garantir ao público-alvo oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita. Conforma a Secretaria de Educação da Bahia, desde que foi criado, em 2007, o Topa já alfabetizou mais de 1,1 milhão de pessoas em 407 municípios baianos.
O evento contou com a presença da coordenadora regional do TOPA, Camila Pimentel e do Diretor da DIREC 4, professor Clovis Esequiel dos Santos.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Vencedora do FACE em 2008 gravará seu primeiro CD


Crislane Alves venceu a etapa regional do FACE, com a música Amor capaz. Para ela, projetos estruturantes ajudam estudantes a descobrirem talento que existe dentro deles

"Amor capaz" é o nome da canção que fez de Crislane Alves, 23 anos, a vencedora da etapa regional do Festival Anual da Canção Estudantil - FACE, em 2008, quando ela estudava no então Colégio Modelo, atual CETEP, em Santo Antonio Jesus. À época, a jovem, que é evangélica apresentou a música “amor capaz”, na fase estadual do projeto estruturante.

A estudante acredita que ter participado do Festival oportunizou uma importante conquista para sua carreira na música. "Depois do FACE, fui mais estimulada, venci a etapa regional e isso me abriu algumas portas", disse Crislane. Ela, que faz parte da igreja O Senhor é nossa justiça, anunciou que já está gravando seu primeiro CD, que leva o nome da música vencedora do FACE regional. Além da música título, o CD terá mais 9 composições autorais.

Para os estudantes da rede pública de ensino, Crislane deixa um recado. "A educação não se dá apenas no âmbito escolar. Os projetos estruturantes fazem parte da educação e podem estimular o estudante a descobrir o talento que existe dentro dele e ele não conhece".

quarta-feira, 16 de abril de 2014

DIREC4: Gestores e tesoureiros participam de curso de automação bancária


O curso, voltado para diretores e secretários de escolas tem como objetivo capacitar os profissionais para realizar a movimentação financeira das escolas em meio eletrônico, através da ferramenta de Auto-Atendimento do Setor Público – AASP, do Banco do Brasil. O curso foi ministrado por Raphaela Vilas Boas, SUPEC / DIRAF/ AASP. Ela explicou que os gestores poderão fazer movimentação dos recursos provenientes de programas como o Fundo de Assistência Educacional – FAED e o Programa Nacional de Alimentação, mas, ressaltou que as transações através do AASP só é permitida para pessoa jurídica.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Colégio Florentino Firmino tem nova Direção

Diretora, vice-diretora e coordenadora do Colégio Estadual Florentino Firmino de Almeida

A Diretora Naiara Peixoto da Silva, a Vice Diretora Jandira Barreto Lima e a Coordenadora Jozelene dos Santos Souza foram recebidas por alunos, professores, funcionários e por representantes da DIREC4 nesta quinta-feira (10).
A ex-diretora, Professora Cremilda Cardoso, que se colocou à disposição da nova direção, estava muito emocionada e durante o evento recebeu demonstrações de carinho e homenagens dos estudantes. Ela deixa a Escola para atuar na equipe de Gestão da Secretaria Municipal de Educação.
O Diretor da DIREC 4, Professor Clovis Esequiel, explicou que a apresentação da nova direção aos alunos se deve ao fato de eles serem a “razão da escola existir”. Além disso, o professor Esequiel agradeceu à professora Cremilda Cardoso pelo comprometimento à frente da Direção do Florentino, desde 2010 e desejou um ótimo trabalho às profissionais que assumiram a gestão do Colégio.
A nova Diretora, Professora Naiara Peixoto, explicou que começa a nova jornada com muita disposição para trabalhar. Para isso, explicou, conta com o apoio dos estudantes, dos professores e dos demais servidores da Unidade de Ensino. “Educação não se faz de forma isolada”, disse Naiara, acrescentando que estará empenhada para desenvolver um excelente trabalho.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

CETEP comemora Semana da Árvore com palestra e plantio


O CETEP em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus e o Grupo Ambientalista Nascentes realizou uma palestra e o plantio de várias mudas de árvores na área externa da Unidade de Ensino. O objetivo foi conscientizar acerca da importância da preservação do meio ambiente. O público-alvo da atividade foram alunos do curso Técnico em Agropecuária.

terça-feira, 1 de abril de 2014

I Reunião do Fórum de Estudantes


A primeira reunião de 2014 do Fórum de Estudantes aconteceu no dia 28 de março e teve como objetivo, dentro do princípio da gestão democrática da educação, ouvir os alunos sobre as demandas apresentadas no dia a dia das escolas estaduais. Assim, questões relacionadas a horários, fardamento, professores, merenda foram postas em pauta pelos discentes, além do estágio atual dos grêmios estudantis das escolas.

Num diálogo com os estudantes, o Diretor da DIREC4, professor Clovis Esequiel dos Santos, falou sobre o contexto histórico da oferta de educação no Brasil, destacando que a ampliação vem acontecendo, mas ainda é um problema a ser superado. “Nós ainda estamos cumprindo o desafio de universalizar o Ensino Médio e garantir a qualidade necessária para o sucesso dos estudantes”, pontuou.

A avaliação dos educandos sobre o encontro foi positiva. Para Fabiana Rocha, integrante do Grêmio Estudantil do CETEP Recôncavo, a reunião oportunizou que os estudantes trouxessem questões que muitas vezes não são levantadas. No caso de Tiago Lima, do Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida, a reunião possibilitou que a partir da exposição dos colegas, ele comparasse a realidade da sua escola com as demais. Além disso, aponta Tiago, “trouxe mais conhecimentos sobre direitos e deveres dos estudantes”, disse. “Foi muito gratificante”, resume o estudante de Conceição do Almeida.
A reunião serviu também para eleger a Comissão que vai preparar o V CERPE – Congresso de Estudantes da Rede Pública Estadual, a ser realizado em junho de 2014.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Inscrições abertas para curso de LIBRAS


O curso acontece no Centro de Apoio Pedagógico Aurélio Pires, nos níveis básico e intermediário

As inscrições para o curso básico e intermediário promovido pelo Centro de Apoio Pedagógico Aurélio Pires acontecem hoje (26), 27 e 28 de março. O público-alvo do curso são profissionais da educação
e estudantes de licenciatura. As vagas são limitadas e por ordem de chegada.Os interessados podem se inscrever no CAP (antiga escola Lions Clube, Rua Tenente Coronel Bandeira de Melo, 180 - Jardim Brasil.

Confira a programação

CURSO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

 Período: 07/04 à 22/07/ 2014 (Terça e quinta)
 Horário: 8 às 12 e 13 às 17
 Carga: 100h
 N° de Vagas: 30 cursistas
 Metodologia: O curso serápresencial. As aulas serão expositivas dialogadas e práticas, com textos disponibilizados via blog.
 Objetivo geral: Promover a formaçãode Professores para o Atendimento Educacional Especializado e a Educação Inclusiva da pessoa com Deficiência Visual trazendo ao contexto escolar instrumentos etécnicas tais como sorobã, Orientação e Mobilidade e Braille que facilitem a aprendizagem e garantam a permanência do aluno em sala de aula com sucesso.
 Avaliação: Será processual, garantindo o certificado aos participantes que tiverem frequência mínima de 75% e apresentarem um plano de Atendimento Educacional Especializado.

EQUIPE DE FORMADORES
Marcia Conceição de Jesus, MariaSoledade Costa, Sônia Maria Silva

CURSO DE LIBRAS INTERMEDIÁRIO
 Período: 08/04 à 02/08 (Terça-feira) Matutino
 Horário: 8 às 12 h
 Carga: 80h
 N° de Vagas: 30 cursistas
Público Alvo: Pessoas que tenha concluído o curso de Libras Básico.

 Metodologia: O curso será presencial. As aulas serão expositivas dialogadas e práticas, com textos disponibilizados via blog.
 Objetivo geral: Promover a construção de conhecimentos da Língua Brasileira de Sinais em nível intermediário, ampliando a comunicação e a aprendizagem dos alunos com surdez.
 Avaliação: Será processual, garantindo o certificado aos participantes que tiverem frequência mínima de 75% e apresentarem um plano de Atendimento Educacional Especializado.

EQUIPE DE FORMADORES
Patrícia Dávila
Patrícia Pereira

Gestão
Alexandra Veiga

Coordenação Pedagógica
Aveline Ferreira
Patrícia D’Ávila

Programação
CURSO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

 Período: 07/04 à 07/07/ 2014 (segunda e quinta)
 Horário: 17 às 21h
 Carga: 80h
 N° de Vagas: 30 cursistas
 Metodologia: O curso serápresencial. As aulas serão expositivas dialogadas e práticas, com textos disponibilizados via blog.
 Objetivo geral: Promover a formaçãode Professores para o Atendimento Educacional Especializadoe a Educação Inclusiva da pessoa com Deficiência Intelectual trazendo ao contexto escolar instrumentos que facilitem a aprendizagem e garantam a permanência do aluno em sala de aula com sucesso.
 Avaliação: Será processual, garantindo o certificado aos participantes que tiverem frequência mínima de 75% e apresentarem um plano de Atendimento Educacional Especializado.
EQUIPE DE FORMADORES
Alexandra Veiga, Patrícia D’Ávila,Mariana Gomes Pimentel.

CURSO DE LIBRAS BÁSICO
Curso 1
 Período: 07/04 à 16/06(Segunda e Terça-feira) Matutino
 Horário: 8 às 12 h
 Carga: 80h
 N° de Vagas: 30 cursistas

Curso 2
 Período 07/04 à 07/07/2014 (segunda e quinta)
 Horário: 17 às 21h
 Carga: 80h
 N° de Vagas: 30 cursistas

 Metodologia: O curso será presencial. As aulas serão expositivas dialogadas e práticas, com textos disponibilizados via blog.
 Objetivo geral: Promover a construção de conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais, que favoreça a comunicação e a aprendizagem dos alunos com surdez.
 Avaliação: Será processual, garantindo o certificado aos participantes que tiverem frequência mínima de 75% e apresentarem um plano de Atendimento Educacional Especializado.

EQUIPE DE FORMADORES
Introdução aos Estudos Surdos – Patrícia D’Ávila
LIBRAS – Selma Santana



EDUCAÇÃO BÁSICA: Concurso de vídeos de curta metragem abre inscrições


Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Curta Histórias, concurso de vídeos de curta metragem para estudantes da educação básica da rede pública de ensino. Nesta edição os vídeos terão como tema personalidades negras e os vídeos podem ser inscritos até 25 de abril.
O concurso valoriza a educação para as relações étnico-raciais e tem como objetivo incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.
Para a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Macaé Evaristo, é necessário integrar os estudantes na promoção da educação para as relações étnico-raciais. “Esses vídeos podem ser produzidos no celular, nos laboratórios das escolas, mas em uma agenda coletiva”, disse.
Os estudantes podem participar em quatro categorias: ensino fundamental – anos iniciais; ensino fundamental – anos finais; ensino médio; educação de jovens e adultos. Cada escola pode inscrever um vídeo de até um minuto, sem contar os créditos, por categoria e os grupos devem ser formados por um professor ou educador responsável e até cinco alunos.
O prêmio Curta Histórias selecionará cinco finalistas em cada categoria. Entre esses, serão escolhidos um pelo júri popular e outro pela comissão julgadora final. Os vencedores serão anunciados na página do Curta Histórias na internet e deverão comparecer à Cerimônia de Premiação que ocorrerá no Ministério da Educação no dia 28 de maio.

Fonte: MEC


terça-feira, 25 de março de 2014

“Na luta para se alcançar algum objetivo, é preciso ter coragem”, diz Técnica em Enfermagem recém-formada


D. Aladia Andrade, 58 anos, fez curso técnico no CETEP Recôncavo

Dedicação, força de vontade, resiliência, coragem: esses são ingredientes que permearam a história da recém-formada Técnica de Enfermagem pelo CETEP Recôncavo Aladia de Jesus Andrade, 58 anos. História que, sem sombra de dúvidas se repete com muitas outras pessoas que veem na educação o caminho para melhorar de vida, mesmo com as inúmeras dificuldades que se apresentam.
D. Aladia é funcionária pública municipal aposentada e concluiu o ensino médio em 1979. Retornou em 2011, para o curso Técnico em Enfermagem do CETEP Recôncavo. A inscrição no sorteio eletrônico para o curso, modalidade subsequente foi feita por um amigo. Foram os amigos também que a ajudou a seguir em frente, além, é claro, da fé em Deus, do apoio da família, dos professores e dos colegas de turma. “De 2011 até agora levei com sinceridade e serenidade o curso de Enfermagem”, disse a Técnica em um bate-papo com o Diretor da DIREC4, professor Clovis Esequiel dos Santos. Ela ressaltou, ainda, que “na luta para se alcançar algum objetivo é preciso ter coragem”. Coragem que foi traduzida também nas caminhadas que a então estudante fazia muitas vezes do Bairro Nossa das Graças, próximo a Urbis IV, até o CETEP, no Bairro Amparo.

D. Aladia, que já trabalhou como assistente administrativo em um posto de saúde, explicou que já possuía um conhecimento leigo acerca da área de saúde.
Durante a formação, ela sempre se envolvia em campanhas de vacinação, palestras e também procurou fazer cursos na área de farmácia.
Da sua atuação em PSF, hospitais de Santo Antônio de Jesus, Lar dos Idosos e no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS como estagiária, ficou a rica e necessária experiência para ser aplicada e aprimorada ao longo da vida profissional da Técnica em Enfermagem.
Além de oportunizar o estágio, condição essencial para a conclusão do curso, segundo D. Aladia, as instituições receberam de forma bastante positiva as sugestões dos estagiários durante o período de aprendizado prático.
"Vou tentar atuar profissionalmente, mas só em poder ajudar as pessoas necessitadas, já vai valer a pena ter concluído o curso de Enfermagem", destacou D. Aladia.

O Diretor da DIREC 4, professor Clovis Esequiel, se emocionou com a história de D. Aladia e a considerou como um símbolo de êxito para a política pública de inclusão, que é a Educação Profissional do Estado da Bahia. "Ela é um exemplo para a meninada que está na escola e precisa de referenciais no decorrer do seu percurso pedagógico", concluiu.


Luciene Barreto
Ascom DIREC4



segunda-feira, 24 de março de 2014

PCE realiza curso de Educação Científica

Com o objetivo de promover a formação de professores de Ciências da Natureza, História e Geografia, do Ensino Fundamental das escolas estaduais da Bahia, o Programa Ciência na Escola realiza de 17 a 31 de março de 2014, as inscrições para o Curso de Educação Científica com carga horária de 120h.

As inscrições podem ser feitas através do link http://educadores.educacao.ba.gov.br/sistemas/inscricoes

O curso orientará ao professor para o desenvolvimento de ambiente de aprendizagem com abordagem na Educação Científica, tendo como material didático de apoio o livro Bahia, Brasil: Espaço, Ambiente e Cultura.

Cada DIREC deve atingir no mínimo 20 professores cursisistas. A DIREC que não atingir a quantidade de cursistas suficiente para a formação mínima de turma, deverá direcionar o cursista para outra DIREC mais próxima.

Serão selecionados candidatos a professores cursistas que atendam aos seguintes critérios:

- Ser professor efetivo da Rede;

- Atuar nas disciplinas Ciências da Natureza, História e Geografia;

- Atuar no Ensino Fundamental II.

Fonte: SEC

INCLUSÃO: MEC distribuirá à rede livros sobre história afro-brasileira

O Ministério da Educação lançou na sexta-feira (21), os livros Síntese da coleção História Geral da África e História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC com a Unesco no Brasil, no âmbito da lei nº 10.639 de 2003, que determina a inclusão de conteúdos sobre a história da cultura afro-brasileira e africana na educação básica nos sistemas de ensino.

Durante as comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que é preciso investir mais em ações concretas na luta contra o preconceito. Segundo ele, o lançamento desses dois volumes pedagógicos representa um grande legado para o país.

Serão distribuídos inicialmente 86 mil livros para as escolas da rede pública. A intenção é que esse material sirva de subsídio para os professores em sala de aula. O MEC ainda estuda ampliar a oferta de livros para o ensino fundamental e médio.

Incentivo à cultura – A segunda edição do Festival Curta Histórias foi lançada também na sexta-feira, 21. Esta é uma premiação voltada aos alunos matriculados na educação básica da rede pública de ensino de todo o país. O tema deste ano é personalidades negras. Cada escola poderá inscrever apenas um vídeo, produzido por uma equipe formada por um professor ou educador responsável e até cinco alunos.

A secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Macaé Evaristo, reforçou a necessidade de ações que ajudem a engajar os jovens brasileiros. “Queremos dar voz à juventude, porque temos certeza que eles têm muito a dizer”, afirmou.

Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.

Fonte: MEC

Secretaria da Educação do Estado lança Olimpíadas de Língua Portuguesa para reforçar ensino nas escolas públicas

A abertura da 4ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro aconteceu na última sexta-feira (21), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A ação é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
O regulamento, assim como a ficha de inscrição, está disponível no endereço www.escrevendoofuturo.org.br. Diferente de outros concursos, a iniciativa vai além da premiação dos melhores trabalhos. Busca desenvolver ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. “Não queremos identificar talentos, mas mobilizar os professores para experimentar uma metodologia de ensino que melhore o aprendizado de língua portuguesa”, observou a coordenadora das Olimpíadas no Cenpec, Sonia Madi.

Para a superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Amélia Maraux, “a Olimpíada é um espaço importante de fortalecimento das aprendizagens no campo das linguagens, e está articulada a outros projetos desenvolvidos pela Secretaria, como o Gestar e o Tempos de Arte Literária, e aos processos de avaliação de aprendizagem. A nossa rede tem ampliado, consideravelmente, a participação dos estudantes e professores, e, este ano, a expectativa é conseguir a adesão de todos os municípios”, disse a superintendente.

As Olimpíadas – Com inscrições abertas até o dia 30 de abril, as olimpíadas são abertas para a participação de professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nas categorias: Poema (5º e 6º anos - ensino fundamental), Memórias (7º e 8º anos - ensino fundamental), Crônica (9º ano - ensino fundamental e 1º ano - ensino médio) e Artigo de opinião (2º e 3º anos ensino médio).

A inscrição no site fica sob a responsabilidade do professor e o concurso acontece em cinco etapas. Na primeira etapa escolar, o professor recebe o material pedagógico, desenvolve as atividades com os estudantes e a escola seleciona os textos que a representará nas etapas seguintes. Posteriormente, acontecem as fases municipal, estadual, regional e nacional. Esta, prevista para dezembro de 2014.

Fonte: SEC/BA

Vagas para estágio: contratação pelo IEL

Estudantes de licenciatura,
a partir do 5º semestre,
interessados em estagiar
em escolas da Rede Estadual
de ensino podem levar seus
currículos à DIREC4,
no Shopping Itaguari,
para avaliação.

quarta-feira, 19 de março de 2014

CETEP forma 265 profissionais

De terça-feira (18) a sexta-feira (21), às 19h, 265 estudantes dos cursos Técnicos em Segurança no Trabalho, Enfermagem, Agropecuária e Logística do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo – CETEP, darão mais um passo rumo a uma carreira profissional de sucesso. Os jovens e adultos que optaram pelas modalidades de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e subsequente ofertadas pelo CETEP vislumbram nesses cursos a oportunidade de inserção no mundo do trabalho.
Há 10 anos o recepcionista Elias Correia dos Santos, 33 anos, concluiu o Ensino Médio e parou de estudar. A oferta do curso Técnico em Segurança no Trabalho pelo CETEP, no entanto, foi para o estudante uma ótima oportunidade de se atualizar para atender às demandas do mundo do trabalho. “Com esse curso eu tenho um leque de possibilidades, fazendo com que eu possa chegar bem mais longe”, disse o formando, classificando como positivo o desempenho do CETEP na oferta do curso.
O Diretor da DIREC4, professor Clovis Esequiel dos Santos, acredita que a oferta dos cursos técnicos em Santo Antonio de Jesus foi muito importante para o território do Recôncavo. “A gente fica feliz por ver o sucesso de jovens trabalhadores que tiveram nos cursos a grande chance de entrar no mundo do trabalho, podendo atuar ou ser empreendedores”, disse o professor lembrando que boa parte dos estudantes que fizeram os cursos técnicos já está emprega.
“Esta é uma oportunidade real de realização de sonhos dos estudantes-cidadãos com sua inserção no mundo do trabalho. Isso é imprescindível para Santo Antonio e para o território do Recôncavo”, disse o diretor do CETEP, professor Ivanilton Amparo da Silva, acrescentando que a qualidade dos cursos está sendo comprovada. “As instituições estão satisfeitas com a qualidade da mão de obra por ter um aspecto mais humanizado na formação”, completou o professor Ivanilton.

ESTADUAL REINAUGURA AUDITÓRIO


O equipamento foi reinaugurado na sexta-feira (14) e contou com a presença de alunos, professores, do Diretor da DIREC 4, professor Clovis Esequiel, do ouvidor da SEC Francisco Neto, entre outras autoridades. O corpo docente do Colégio rendeu homenagens à professora Marisete Brito Reis por sua contribuição para o desenvolvimento da educação no Estadual e em Santo Antonio de Jesus. A professora, lembrada por todos com muito carinho, foi representada por sua filha, Ana Lucia Reis.

terça-feira, 18 de março de 2014

DIREC4 promove Diálogo entre Educadores

Educação Básica foi tema de discussão


A continuidade da Jornada Pedagógica 2014 deu-se na sexta-feira (14) com música, poesia e uma palestra motivacional e terminou, no sábado (15), com uma mesa redonda que discutiu sobre os caminhos da educação básica; teve ainda a participação de gestores de escolas que socializaram experiências voltadas para a melhoria da educação nas unidades de ensino de Santo Antonio de Jesus.
No primeiro dia, a proposta do Sarau foi homenagear o Dia Nacional da Poesia, 14 de Março, levando poetas da terra para mostrarem seus talentos. Já a palestra da conferencista Edileide Castro, Educadores: sentindo prazerem viver e trabalhar, oportunizou a reflexão acerca da prática pedagógica dos profissionais da educação.

O contexto da Educação Básica na Bahia: indicadores educacionais e políticas públicas para a educação básica foi o tema norteador da Mesa Redonda, que teve como palestrante a Diretora de Educação Básica da Secretaria de Educação da Bahia, Ana Lúcia Gomes e do professor Rogério Fonseca, da Coordenação de Avaliação da SEC. Fazendo o papel de mediadora, a professora Carla de Quadros.
Os representantes da SEC fizeram uma reflexão acerca da Educação Básica ressaltando a importância de os envolvidos conhecerem profundamente o contexto da mesma. Mostrando indicadores relacionados ao ensino médio, Ana Lúcia Gomes reconheceu que "os desafios são muitos para repensar as políticas para revertê-los”. Ela refletiu ainda sobre as diversas ações que a SEC tem desenvolvido junto às escolas.

Na sequência, diretores dos colégios Florentino Firmino de Almeida, Costa e Silva, Francisco da Conceição Menezes, Centro Territorial do Recôncavo - CETEP, Rômulo Almeida e Renato Machado falaram de projetos da escola que contribuíram para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Ao final da Jornada Pedagógica 2014: Diálogo entre Educadores, professores e a equipe da DIREC4 tiveram um momento bastante descontraído, degustando uma apetitosa feijoada ao som do grupo Caravana do Bolão.
Diante do êxito do encontro, professores solicitaram que outras oportunidades sejam criadas pela DIREC, como espaço de formação e troca de saberes. A tendência é que série Diálogo entre Educadores se realize a cada dois meses, com temas e programação sugeridos pelos próprios professores.

DIREC4 e CELEM parabenizam futuros doutores



A equipe do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães - CELEM, Santa Terezinha, comemora o alto índice de aprovação de seus ex-alunos no vestibular de três universidades federais da Bahia em 2014: Ufba, Ufrb e Uefs.

Entre os cursos escolhidos pelos futuros academicos estão Engenharia Florestal, Matematica, Jornalismo, Zootecnia, Veterinária e Museologiare outros.

A recente conquista dos alunos e consequentemente do Colégio, orgulha a todos, mas, nem sempre foi assim, como explica o vice-diretor do colégio, professor André Pennycook. “Percebemos que a grande maioria dos alunos que terminava o ensino médio, não tinha uma perspectiva de futuro definida e que bem poucos tentavam uma vaga em qualquer universidade ou curso superior. Tínhamos geralmente muito poucos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e esses poucos tinham um rendimento muito aquém do esperado”, disse o professor. A mudança de realidade na opinião do vice-diretor está intimamente ligada a “melhorias significativas no que diz respeito ao quadro de professores a partir de 2011”, assim como à realização da chamada “Prova Global”, avaliação anual dividida por áreas do conhecimento e com questões voltadas ao currículo do ENEM.

Mais recentemente, em 2013, para atender também aos alunos egressos que sonhavam com uma carreira acadêmica, o CELEM resolveu montar um grupo de estudos. Batizado de Futuro Doutor, o curso foca as necessidades específicas do público-alvo e os conteúdos do ENEM. Coordenado pelos professores Pennycook e Josias Maltez, efetivos da rede estadual, o curso é mantido pela Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, reforçando a parceria SEC/Direc4 e poder público municipal.

Na avaliação do vice-diretor do Luis Eduardo Magalhães, o Futuro doutor trouxe uma injeção de ânimo também para os professores da Unidade de Ensino. “Há alguns anos nossos alunos acabavam o ensino médio para nada, hoje temos a certeza de encontrá-los no futuro como doutores”, comemora o professor.

Para o diretor da DIREC4, professor Clovis Esequiel dos Santos, esse é mais um exemplo de que a escola pública pode transformar a vida de seus estudantes. “O projeto é bom e, graça às parcerias, foi possível o seu desenvolvimento”, disse o professor, enfatizando a importância do “compromisso da equipe gestora do Colégio e dos professores que, a cada dia, desenvolvem suas atividades com foco no sucesso dos estudantes. A Unidade de Ensino participa de todos os projetos estruturantes da SEC, além de outros de sua autoria. A conquista dos estudantes de hoje é um grande estímulo para os que ainda estão no percurso da Educação Básica. Parabéns a toda comunidade escolar”.