Professores, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas de todo o país têm prazo até 1º de setembro próximo para fazer a indicação on-line dos livros didáticos a serem usados pelos estudantes do ensino médio a partir do próximo ano. Nesta edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) serão selecionadas obras de português, matemática, história, geografia, física, química, biologia, filosofia, sociologia, língua estrangeira (inglês e espanhol) e arte.
Devem ser escolhidas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pelo PNLD, comprará as obras da outra opção.
Para escolher os livros mais adequados ao sistema de ensino de cada escola, os professores podem consultar pela internet o Guia de Livros Didáticos de 2015. Ele contém resenhas e informações relativas a cada uma das obras selecionadas pelo Ministério da Educação para o PNLD de 2015.
Após análise dos dados sobre os pedidos feitos por escolas públicas de todo o país, o FNDE negocia com as editoras e, em função da escala de compra, obtém preços inferiores aos do mercado. Pelas previsões, serão adquiridos cerca de 90 milhões de exemplares para 7 milhões de estudantes do ensino médio. Também haverá aquisição de livros de ensino fundamental para reposição e complementação.
A indicação das obras por professores, diretores e coordenadores pedagógicos deve ser feita no sistema eletrônico do FNDE.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social, com informações do FNDE
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
COLÉGIO MANDINHO COMEMORA 30 ANOS COM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
O Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida - CEMA, em Conceição do Almeida, preparou uma programação especial para comemorar os 30 anos de existência da Unidade. O “Seminário de Práticas Pedagógicas: 30 anos do Mandinho de Souza S. Almeida”, que acontece na quarta-feira, 27 de agosto, envolve ex-discentes, ex-gestores e a comunidade interna e externa, refletindo sobre a prática pedagógica da instituição ao longo de três décadas.
A programação conta com atividade cultural; depoimentos, exibição de filmes e mesa de discussões.
A professora Nadir Souza Santos foi diretora do CEMA por 16 anos, destacando algumas conquistas obtidas na sua gestão - quando o colégio ainda se chamava “Sérgio Carneiro” - como a ampliação do Colégio, Laboratório de Informática, Laboratório de Ciência e Biblioteca, ela explica que o CEMA atende muito bem o seu público. “O colégio sempre deu oportunidade às pessoas mais carentes”, disse citando os cursos de magistério e Técnico em Administração, que a UE oferecia à época da sua gestão.
O estudante Tales Rodolfo Santos citou a importância do CEMA para a comunidade de Conceição do Almeida. “O Colégio tem formado muita gente”. Na opinião de Tales, 70 % dos jovens que se formam conseguem bons resultados em processos seletivos como o vestibular e o ENEM, atestando a qualidade do ensino que é ofertado pela Unidade de Ensino.
Atualmente, o Mandinho está sob a direção do professor Marilson Carvalho Santos. Ele explica que tem “ciência do papel determinante do CEMA na formação dos nossos educandos ativos em nossa comunidade”. Para tanto, tem contado com uma “comprometida equipe de trabalho composta por vice-diretores, secretária e professores articuladores, Grêmio Estudantil, Colegiado Escolar, que juntos aos pais e à comunidade, interagem vislumbrando a execução dos projetos educacionais propostos”. Isso, na opinião do professor Marilson, é essencial para oportunizar aos educandos as condições necessárias à plena inserção social e a autonomia.
A DIREC 4 parabeniza o CEMA pela iniciativa e pelos 30 anos de serviços prestados à comunidade de Conceição do Almeida, ao tempo que reforça a disponibilidade para atuar em parceria com as escolas da Rede Estadual, no sentido de construir uma escola pública de qualidade e acessível a todos os cidadãos.
terça-feira, 19 de agosto de 2014
UESB está com inscrições abertas para Mestrado
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, está com inscrições abertas para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), Nível de Mestrado Acadêmico, com área de Concentração em Ensino de Ciências e Matemática, no Campus Universitário de Jequié/BA.
As inscrições começaram hoje (18) e vão até 31 de agosto. Serão oferecidas até 25 vagas.
Poderão candidatar-se somente os portadores de diploma ou de certidão de conclusão de cursos de graduação em Biologia, Física, Química, Matemática e Pedagogia, reconhecidos pelo MEC.
Os candidatos que estiverem cursando o último semestre de um dos cursos de graduação referidos acima, poderão inscrever-se mediante apresentação de declaração fornecida pelo órgão competente, no qual conste ser provável concluinte, sendo que os aprovados deverão comprovar, obrigatoriamente, para fins de matrícula, a conclusão do curso.
O processo de seleção será realizado por uma Comissão do Processo Seletivo, composta e constará de 03 etapas: prova escrita; análise do currículo, do histórico do curso de graduação e do anteprojeto e entrevista.
O resultado da seleção será divulgado pela Coordenação do Programa até o dia 18 de dezembro de 2014, na página principal da UESB e no site do Programa na internet e, posteriormente, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE). Mais informações podem ser obtidas através do portal ecfp@uesb.edu.br.
Série de videoconferências "De Olho no Enem" 2014 tem início nesta sexta-feira (22/08), no IAT
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Programa Pacto Ensino Médio Bahia, convida para a 1ª Videoconferência De Olho no ENEM 2014, que acontece nesta sexta-feira (22/08), das 9h às 18h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).
A videoconferência é resultado da articulação dos projetos estruturantes da Secretaria de Educação do Estado, Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), Rede Anísio Teixeira(Rede AT), Programa Ciências na Escola(PCE) e o Gestar na Escola(GESTAR), e tem o Intuito de mobilizar os estudantes da Rede Estadual, para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), apresentando aulas temáticas e fortalecendo o uso dos cadernos EM-Ação, o Ambiente Educacional WEB e o Geekie Games.
A série De Olho no ENEM é constituída por quatro videoconferências, a serem realizadas em dois turnos, pela manhã das 9h às 11h30 e à tarde das 14h às 16h30. Cada videoconferência conta com um grupo de professores, de diferentes disciplinas, organizadas por Áreas do Conhecimento.
Além das videoconferências, a Secretaria da Educação disponibiliza a página De Olho no Enem, com conteúdos que colaboram com a melhor preparação dos estudantes para o exame. São mais de três mil conteúdos digitais educacionais, aulas de revisão, cadernos de estudo, videos, jogos, animações, sites de temáticas transversais e o simulado Geekie (www.educacao.ba.gov.br/deolhonoenem).
O Enem funciona como um mecanismo de acesso ao ensino superior, mas não é só isso. O exame possibilita ao estudante o acesso a universidades públicas, federais e estaduais, por meio do Sistema Informatizado do Ministério da Educação (Sisu), a bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas de educação superior por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni), a bolsas de estudo com oportunidade de intercâmbio em universidades estrangeiras, através do Programa Ciência sem Fronteira, a cursos técnicos gratuitos, por meio do SisuTec/Pronatec, e à certificação do Ensino Médio para maiores de 18 anos que não tenham concluído esta etapa.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
09h / 14h - Abertura: 11 minutos de poesia - Stael Kyanda Machado e Anderson Poeta Moreira
09h10 / 14h10 – Pela não terminalidade do Ensino Médio: Cenário da oferta de vagas no ensino superior e formas de acesso (Política de cotas, PROUNI E FIES) – Valuza Saraiva (Coordenadora do Programa Pacto Ensino Médio).
09h25 / 14h25 – O Pacto Ensino Médio e o perfil das juventudes do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães. Vitória Régia Viana (Orientadora de Estudos do Pacto Ensino Médio – DIREC 04).
09h30 / 14h30 – GEEKIE GAMES – Eric Hanai (Coordenador das relações institucionais com o Setor Público da GEEKIE GAMES)
10h / 15h – Ambiente Educacional WEB e Site Temático ENEM – Yuri Wanderley (Coordenador da Rede AT).
10h40 / 15h40n – Partilha de história de vida: da Rede Estadual a Universidade Federal - Angélica Lima – Egressa da Rede e Graduanda em Educação Física/UFBA
10h55 / 15h55 – Dicas de estudo dos cadernos EM-Ação – Tereza Farias (Comitê executivo Pacto Ensino Médio)
11h15 / 16h15 – Encerramento: Rap da IVº FECIBA – Estudantes da rádio escola do Colégio Estadual Luís Rogério de Souza (DIREC 1B)
A videoconferência é resultado da articulação dos projetos estruturantes da Secretaria de Educação do Estado, Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), Rede Anísio Teixeira(Rede AT), Programa Ciências na Escola(PCE) e o Gestar na Escola(GESTAR), e tem o Intuito de mobilizar os estudantes da Rede Estadual, para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), apresentando aulas temáticas e fortalecendo o uso dos cadernos EM-Ação, o Ambiente Educacional WEB e o Geekie Games.
A série De Olho no ENEM é constituída por quatro videoconferências, a serem realizadas em dois turnos, pela manhã das 9h às 11h30 e à tarde das 14h às 16h30. Cada videoconferência conta com um grupo de professores, de diferentes disciplinas, organizadas por Áreas do Conhecimento.
Além das videoconferências, a Secretaria da Educação disponibiliza a página De Olho no Enem, com conteúdos que colaboram com a melhor preparação dos estudantes para o exame. São mais de três mil conteúdos digitais educacionais, aulas de revisão, cadernos de estudo, videos, jogos, animações, sites de temáticas transversais e o simulado Geekie (www.educacao.ba.gov.br/deolhonoenem).
O Enem funciona como um mecanismo de acesso ao ensino superior, mas não é só isso. O exame possibilita ao estudante o acesso a universidades públicas, federais e estaduais, por meio do Sistema Informatizado do Ministério da Educação (Sisu), a bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas de educação superior por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni), a bolsas de estudo com oportunidade de intercâmbio em universidades estrangeiras, através do Programa Ciência sem Fronteira, a cursos técnicos gratuitos, por meio do SisuTec/Pronatec, e à certificação do Ensino Médio para maiores de 18 anos que não tenham concluído esta etapa.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
09h / 14h - Abertura: 11 minutos de poesia - Stael Kyanda Machado e Anderson Poeta Moreira
09h10 / 14h10 – Pela não terminalidade do Ensino Médio: Cenário da oferta de vagas no ensino superior e formas de acesso (Política de cotas, PROUNI E FIES) – Valuza Saraiva (Coordenadora do Programa Pacto Ensino Médio).
09h25 / 14h25 – O Pacto Ensino Médio e o perfil das juventudes do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães. Vitória Régia Viana (Orientadora de Estudos do Pacto Ensino Médio – DIREC 04).
09h30 / 14h30 – GEEKIE GAMES – Eric Hanai (Coordenador das relações institucionais com o Setor Público da GEEKIE GAMES)
10h / 15h – Ambiente Educacional WEB e Site Temático ENEM – Yuri Wanderley (Coordenador da Rede AT).
10h40 / 15h40n – Partilha de história de vida: da Rede Estadual a Universidade Federal - Angélica Lima – Egressa da Rede e Graduanda em Educação Física/UFBA
10h55 / 15h55 – Dicas de estudo dos cadernos EM-Ação – Tereza Farias (Comitê executivo Pacto Ensino Médio)
11h15 / 16h15 – Encerramento: Rap da IVº FECIBA – Estudantes da rádio escola do Colégio Estadual Luís Rogério de Souza (DIREC 1B)
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Instituto Anísio Teixeira (IAT) terá a oportunidade de compartilhar seus projetos desenvolvidos por cinco universidades públicas
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia foi selecionada para preencher uma das oito vagas oferecidas ao Brasil no Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem). Realizado pelo Ministério de Educação da Argentina, com sede em Buenos Aires, o Pasem constitui-se em uma ação conjunta do Mercosul com a União Europeia, objetivando apoiar a gestão e a implantação de políticas públicas que promovam a formação e o desenvolvimento profissional dos docentes.
A Secretaria da Educação, representada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), terá a oportunidade de compartilhar seus projetos estruturantes e iniciativas desenvolvidas por cinco universidades públicas - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Com a promoção de missões de estudo de Intercâmbio Regional (Pasentías), o Pasem estimula práticas inovadoras na formação de professores dos quatro países que integram o Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai . .“A Pasentía é um espaço compartilhado de aprendizagem, de estudos e análises de políticas e práticas exitosas, visando contribuir com a qualidade educativa nesses países, com foco no reconhecimento dos estudos, na aprendizagem do espanhol e do português, na alfabetização e no uso das Tecnologias da Informação e de Comunicação para o ensino e o aprendizado”, disse Norma Vídero, coordenadora da Pasentía na Bahia e representante da Coordenação de Desenvolvimento da Educação Superior.
A Pasentía da Bahia está prevista para acontecer no período de 2 a 11 de novembro, no IAT e nas universidades estaduais e federais participantes. Segundo Norma Vídero, além de relevantes projetos desenvolvidos pelas universidades, programas como Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Ciência na Escola e Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) serão apresentados como resultado de uma política pública do governo que visa ao fortalecimento da educação na rede estadual.
quarta-feira, 13 de agosto de 2014
FESTIVAL DE TALENTOS
O Colégio Estadual Francisco
da Conceição Menezes
foi palco, nesta quarta-feira (13),
de um Festival de
Talentos, em homenagem ao Dia dos Estudantes.
Apresentações de músicas,
dança e poesias fizeram
parte da programação.
O dia 11 de agosto
foi escolhido como marco
para a comemoração do Dia do
Estudante porque nesta data foram
instituídos os dois
primeiros cursos
de ciências jurídicas e sociais do
Brasil, por Dom Pedro I,
no século XIX.
da Conceição Menezes
foi palco, nesta quarta-feira (13),
de um Festival de
Talentos, em homenagem ao Dia dos Estudantes.
Apresentações de músicas,
dança e poesias fizeram
parte da programação.
O dia 11 de agosto
foi escolhido como marco
para a comemoração do Dia do
Estudante porque nesta data foram
instituídos os dois
primeiros cursos
de ciências jurídicas e sociais do
Brasil, por Dom Pedro I,
no século XIX.
Assinar:
Postagens (Atom)