segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Secretaria da Educação exibe filmes sobre a ditadura militar

A Secretaria da Educação do Estado, por meio do projeto Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe militar de 1964, realiza, nesta terça-feira (25/02), e nos dias 11, 18 e 25 de março, o Cine Todos pela Escola, sempre às 12h30, no auditório da Secretaria da Educação. Por meio da exibição de filmes e documentários, a iniciativa busca assegurar a memória e o conhecimento histórico sobre a ditadura no Brasil.
“Nosso objetivo é divulgar um período que sempre foi pouco estudado na escola. Precisamos lembrar a Ditadura Militar, que foi um período muito duro para o nosso país”, conta a professora de história e assessora do gabinete da Secretaria da Educação, Tânia Miranda. A exibição é voltada para os servidores da Secretaria da Educação do Estado, mas será aberta à participação de outros servidores.

O projeto – Lançado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em julho de 2013, o projeto Ditadura Militar Direito à Memória – 50 anos do golpe militar de 1964 busca fomentar, nas unidades escolares, a discussão sobre esse período da história do país.


ASCOM/SEC

Santo Antonio de Jesus terá educação em tempo integral

Dois colégios da Rede Estadual de Santo Antonio terão educação em tempo integral.


Implantado na rede estadual de ensino da Bahia desde 2013 o Programa de Educação Integral – ProEI, envolve 32 escolas da capital e 38 unidades do interior. Santo Antônio de Jesus foi incluído entre os municípios contemplados com a Educação Integral. As unidades de ensino que ofertarão o Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série) em tempo integral serão o Florentino Firmino de Almeida e o Luiz Viana Filho.

O ProEi funciona de forma articulada aos Programas Mais Educação (PME) e Ensino Médio Inovador (ProEMI), pressupondo uma aprendizagem para a vida, a formação do sujeito em sua integralidade. Na prática, os estudantes estarão na escola o dia inteiro desenvolvendo atividades curriculares, reforço escolar e atividades lúdicas, esportivas, artísticas culturais.

A estrutura pedagógica contará, além do quadro de professores já existente, de um professor articulador, com carga horária de 40 horas, que será o responsável por coordenar as ações pedagógicas do programa na escola.

Para o Diretor da Direc4, professor Clovis Esequiel dos Santos, esta é uma oportunidade de avançarmos na educação, oferecendo aos estudantes uma proposta de aprendizagem que articule os saberes cognitivos com as suas demais potencialidades. “A proporção que o ProEI se consolide, ampliaremos a oferta para outras escolas da região”, afirma o professor.