Aproximar a Secretaria da Educação do cidadão baiano. Este é o principal objetivo do projeto Ouvidoria Vai à Escola. A iniciativa, que foi lançada em Salvador no mês de maio de 2013, estará disponível para todos os estudantes da rede estadual baiana a partir do dia 29 de agosto. O lançamento da interiorização do projeto aconteceu nesta quinta-feira (22/08), no edifício sede da Secretaria, com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, do ouvidor- geral do Estado, Jones Carvalho, e do ouvidor da Secretaria da Educação, Francisco Neto. O evento foi transmitido por videoconferência para todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc). O projeto Ouvidoria Vai à Escola abre espaço para que a comunidade escolar e toda sociedade tenham a oportunidade de participar, efetivamente, do dia a dia da escola pública, fazendo sugestões, elogios e reclamações na própria escola. “Este projeto, desenvolvido em parceria entre a Secretaria da Educação e a Ouvidoria Geral do Estado, é um poderoso instrumento de gestão, para que possamos conhecer as necessidades dos nossos estudantes e servidores. Além disso, estimula o ambiente democrático que é valorizado pelo Governo do Estado”, disse o secretário.Com o projeto, uma equipe da Ouvidoria da Educação se instala, por um dia, em uma unidade da rede estadual para ouvir, diretamente da comunidade, suas opiniões. A ouvidoria também realiza reuniões com grêmios e colegiados escolares. O projeto proporciona um atendimento individualizado, com análise das manifestações recebidas e acompanhamento de providências, aproximando-se de estudantes, professores, funcionários e gestores escolares. Além do projeto, o cidadão que deseja sugerir, reclamar ou elogiar pode entrar em contato com a Secretaria por meio do telefone gratuito (0800 284 0011). Pode, ainda, acessar a página da Ouvidoria no Portal da Educação e o Portal da Ouvidoria Geral do Estado (www.ouvidoriageral.ba.gov.br); ligar 162; encaminhar e-mail para ouvidoria@educacao.ba.gov.br ou seguir o Twitter @ouvidoriaeducacao. O cidadão também pode buscar o SAC Móvel ou comparecer à sede da Ouvidoria da Educação no SAC Educação, no Comércio, e fazer a manifestação pessoalmente. (ASCOM/SEC)
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Seminários de Educação Física começam amanhã no CETEP- Recôncavo em Santo Antônio de Jesus
O III Seminário de Educação Física Escolar do Vale do Jiquiriçá e o I Seminário de Educação Física do Recôncavo Baiano são resultados dos trabalhos com formação continuada de professores realizados pela DIREC 4 e pelos grupos de pesquisa GEPEFE/UFRB e DAMA/UFRB. Nesta ação, a parceria tem por objetivo alterar significativamente a realidade da Educação Física escolar por meio da formação continuada dos professores/as responsáveis pelo ensino da Educação Física nas escolas públicas da região. Os Seminários possuem como público alvo professores/as da rede estadual, lotados nas escolas circunscritas à DIREC 4 e Estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Física. O evento prevê carga horária de 80 horas, em quatro módulos, sendo que o primeiro módulo será realizado no CETEP – Recôncavo em Santo Antônio de Jesus nos dias 21 e 22 de agosto do corrente ano. Os interessados deverão mandar um e-mail para formacao.direc4@educacao.ba.gov.br solicitando a ficha de inscrição. Maiores informações ligar para a DIREC 4, (75) 3631 1266, falar com o professor Carlos César.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 21/08/2013: Pela manhã acontecerá a palestra com tema “O trato pedagógico com os conhecimentos da cultura corporal nas aulas de Educação Física” com a palestrante Profª. Drª. Roseane Soares Almeida- (UFBA); A tarde a mesma palestrante abordará o tema “Avaliação do processo ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física”.
No dia 22/08/2013 acontecerão oficinas de Futsal com a Profª. Drª. Priscila Dornelles (UFRB); de Ginástica com a Profª. Msc. Cristina Paraíso (UFRB); de Dança com o Prof. Msc. David Teixeira (UFRB) e de Esportes e Jogos para inclusão de pessoas com deficiência, com a profª. Drª. Márcia Cozzani (UFRB) e Profº. Msc. Cíntia Cardeal (UFRB). Finalmente ocorrerá um debate e apresentação dos trabalhos, com o encerramento previsto para as 17:00h.
As datas dos demais módulos serão combinadas com os participantes, durante o primeiro encontro.
Laiana Vieira
Ascom/DIREC 4
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
4ª Diretoria Regional de Educação realiza Projeto DIREC na Escola


A DIREC 4 está desenvolvendo o Projeto DIREC na Escola visando ampliar o contato com todos os segmentos da Comunidade Escolar e encaminhar com mais efetividade os procedimentos que permitam a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Entre os temas tratados estão: cumprimento do calendário letivo, atualização dos dados no Sistema de Gestão Escolar - SGE, aplicação de recursos financeiros e a importância das avaliações, sejam internas ou externas, a exemplo da Prova Brasil, Avalie e ENEM. Os resultados das edições anteriores também estão sendo analisados, na perspectiva da escola fazer as intervenções pedagógicas que garantam maior êxito nas próximas edições dessas avaliações. A ação da DIREC propõe, ainda, ouvir outras reivindicações dos professores, funcionários, estudantes e gestores de cada escola. “As visitas contribuem de forma significativa para aproximar a DIREC da comunidade escolar, num momento em que se atenta para as necessidades de todos e se passa a enxergar a escola como ela realmente é. Trata-se de uma ação proveitosa e importante”, afirmou a Diretora do Colégio Luís Viana Filho de Santo Antônio de Jesus. "Estamos presentes constantemente nas escolas, tanto com a equipe do setor pedagógico/PAIP, quanto com a equipe de gestão e suprimento, mas estas visitas concentradas permitem um diagnóstico sistematizado sobre cada escola, além do contato mais direto com todos os segmentos, buscando as medidas de solução", afirma o Diretor da DIREC 4, Professor Clovis Esequiel.
O primeiro ciclo de visitas será concluído até 15 de agosto e terá continuidade em setembro. Fazem parte, ainda do roteiro de visitas a avaliação e encaminhamentos quanto à estrutura física, mobiliário, alimentação escolar, equipamentos e projetos estruturantes voltados ao protagonismo infanto juvenil.
Laiana Vieira
Ascom/DIREC 4
Assinar:
Postagens (Atom)