Etapa Regional acontece em Santo Antônio de Jesus e reúne cerca de 600 estudantes.
A terceira etapa dos Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia será realizada nos dias 21 e 22 em Santo Antônio Jesus. A abertura do certame acontece no Ginásio Municipal de Esportes, situado no Loteamento Jardim Bahia, às 8h30. Quanto aos jogos, além do Ginásio ocorrerão também na quadra de Esportes da Urbis II e no Estádio Municipal José Trindade Lobo.
Cerca de 600 estudantes de 19 escolas circunscritas à DIREC 4 participarão de competições nas modalidades de futsal, futebol de campo, xadrez, basquete e voleibol handebol.
Os JERP é um Projeto Estruturante da Secretaria da Educação que acontece anualmente em três etapas. A primeira é realizada nas Unidades Escolares; a segunda acontece em três polos distribuídos em Santa Teresinha, Salinas e Santo Antonio de Jesus. A terceira, fase regional, é realizada em Santo Antônio de Jesus.
Idealizado pela Secretaria da Educação da Bahia – SEC e executado por meio das 33 Diretorias Regionais de Educação do Estado, os jogos estabelecem nexos com os princípios do movimento Todos pela Escola, uma vez que busca valorizar a corporalidade, o lúdico, os esportes, enfim, a cultura corporal na formação humana, como constituinte de uma educação com qualidade.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Segunda etapa da III Feira da Educação Profissional do CETEP Recôncavo acontece na Praça Padre Mateus
O Centro de Educação Territorial de Profissional do Recôncavo - CETEP, de Santo Antonio de Jesus realiza nesta quinta-feira (14) mais uma etapa da III Feira de Educação Profissional da unidade. O primeiro momento aconteceu no sábado (09), com a conclusão dos projetos produzidos pelos alunos e uma avaliação interna; já no dia 14, os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Enfermagem, Logística e Segurança no Trabalho vão apresentar os projetos ao público santoantoniense, na Praça Padre Mateus, durante todo o dia.
Com esta atividade, os estudantes pretendem, entre outras coisas, contribuir para que, enquanto cidadãos e sujeitos de direitos, os futuros profissionais desenvolvam competências e habilidades que contribuam para o seu crescimento pessoal e profissional, divulgar a instituição e os cursos oferecidos pelo CETEP Recôncavo, estabelecer contatos e firmar parcerias com instituições e empresas com demandas relacionadas aos cursos oferecidos pelo CETEP.
Com esta atividade, os estudantes pretendem, entre outras coisas, contribuir para que, enquanto cidadãos e sujeitos de direitos, os futuros profissionais desenvolvam competências e habilidades que contribuam para o seu crescimento pessoal e profissional, divulgar a instituição e os cursos oferecidos pelo CETEP Recôncavo, estabelecer contatos e firmar parcerias com instituições e empresas com demandas relacionadas aos cursos oferecidos pelo CETEP.
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Seminários promovem propostas de melhorias do Ensino da Educação Física
Os Seminários de Educação Física Escolar do Vale do Jiquiriçá e do Recôncavo baiano que aconteceram nos dias 21 e 22 de agosto no CETEP- Recôncavo foram o maior sucesso. A abertura do evento se deu com a participação de professores de várias cidades e entidades educacionais. Os seminários são frutos de uma parceria da DIREC 4 com a UFRB e tem por objetivo modificar, de forma positiva, o ensino da Educação Física nas escolas. De acordo com o Diretor da DIREC, professor Clóvis Esequiel, essa grande reunião de educadores tem como conseqüência a inovação do ensino da Educação Física, além da introdução de novos projetos que buscam beneficiar alunos com deficiência. “Esses alunos precisam também ter acesso à qualidade de vida através dessas atividades desenvolvidas nas escolas e centros especializados”. Para o Reitor da UFRB, Dr. Paulo Gabriel ― um dos componentes da mesa de abertura ― a Universidade almeja formar os profissionais e qualificá-los através de programas de desenvolvimento de educação continuada, tentando transformar o conceito de Educação Física nas comunidades. “Temos programas de extensão desenvolvidos pelos próprios cursos em que trabalhamos direto com crianças, integrando também seus familiares”. Segundo o Dr. Clarisvaldo Sousa, diretor do Centro de formação de professores da UFRB em Amargosa, essa troca de experiências e conhecimentos é a grande aliada para que o objetivo principal do encontro seja alcançado, “a sociedade num contexto geral é quem sairá ganhando com essas discussões”. O diretor considera ainda que esse programa de formação é bastante relevante, uma vez que é onde se cria condições para que ocorram novos debates, refletindo sempre de maneira positiva nas salas de aula. O segundo dia do encontro foi marcado pela empolgação dos participantes nas oficinas de Futsal, Ginástica, Dança, Esportes e Jogos para inclusão de pessoas com deficiência física. Além disso, ocorreram debates e apresentações de trabalhos. O seminário é de 80 horas, sendo que para completar a carga horária será promovido um novo encontro no dia 12 de novembro a ser realizado no mesmo local.
Laiana Vieira
Ascom/DIREC 4
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Secretaria da Educação lança projeto Ouvidoria Vai à Escola para todo o Estado
Aproximar a Secretaria da Educação do cidadão baiano. Este é o principal objetivo do projeto Ouvidoria Vai à Escola. A iniciativa, que foi lançada em Salvador no mês de maio de 2013, estará disponível para todos os estudantes da rede estadual baiana a partir do dia 29 de agosto. O lançamento da interiorização do projeto aconteceu nesta quinta-feira (22/08), no edifício sede da Secretaria, com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, do ouvidor- geral do Estado, Jones Carvalho, e do ouvidor da Secretaria da Educação, Francisco Neto. O evento foi transmitido por videoconferência para todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc). O projeto Ouvidoria Vai à Escola abre espaço para que a comunidade escolar e toda sociedade tenham a oportunidade de participar, efetivamente, do dia a dia da escola pública, fazendo sugestões, elogios e reclamações na própria escola. “Este projeto, desenvolvido em parceria entre a Secretaria da Educação e a Ouvidoria Geral do Estado, é um poderoso instrumento de gestão, para que possamos conhecer as necessidades dos nossos estudantes e servidores. Além disso, estimula o ambiente democrático que é valorizado pelo Governo do Estado”, disse o secretário.Com o projeto, uma equipe da Ouvidoria da Educação se instala, por um dia, em uma unidade da rede estadual para ouvir, diretamente da comunidade, suas opiniões. A ouvidoria também realiza reuniões com grêmios e colegiados escolares. O projeto proporciona um atendimento individualizado, com análise das manifestações recebidas e acompanhamento de providências, aproximando-se de estudantes, professores, funcionários e gestores escolares. Além do projeto, o cidadão que deseja sugerir, reclamar ou elogiar pode entrar em contato com a Secretaria por meio do telefone gratuito (0800 284 0011). Pode, ainda, acessar a página da Ouvidoria no Portal da Educação e o Portal da Ouvidoria Geral do Estado (www.ouvidoriageral.ba.gov.br); ligar 162; encaminhar e-mail para ouvidoria@educacao.ba.gov.br ou seguir o Twitter @ouvidoriaeducacao. O cidadão também pode buscar o SAC Móvel ou comparecer à sede da Ouvidoria da Educação no SAC Educação, no Comércio, e fazer a manifestação pessoalmente. (ASCOM/SEC)
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Seminários de Educação Física começam amanhã no CETEP- Recôncavo em Santo Antônio de Jesus
O III Seminário de Educação Física Escolar do Vale do Jiquiriçá e o I Seminário de Educação Física do Recôncavo Baiano são resultados dos trabalhos com formação continuada de professores realizados pela DIREC 4 e pelos grupos de pesquisa GEPEFE/UFRB e DAMA/UFRB. Nesta ação, a parceria tem por objetivo alterar significativamente a realidade da Educação Física escolar por meio da formação continuada dos professores/as responsáveis pelo ensino da Educação Física nas escolas públicas da região. Os Seminários possuem como público alvo professores/as da rede estadual, lotados nas escolas circunscritas à DIREC 4 e Estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Física. O evento prevê carga horária de 80 horas, em quatro módulos, sendo que o primeiro módulo será realizado no CETEP – Recôncavo em Santo Antônio de Jesus nos dias 21 e 22 de agosto do corrente ano. Os interessados deverão mandar um e-mail para formacao.direc4@educacao.ba.gov.br solicitando a ficha de inscrição. Maiores informações ligar para a DIREC 4, (75) 3631 1266, falar com o professor Carlos César.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 21/08/2013: Pela manhã acontecerá a palestra com tema “O trato pedagógico com os conhecimentos da cultura corporal nas aulas de Educação Física” com a palestrante Profª. Drª. Roseane Soares Almeida- (UFBA); A tarde a mesma palestrante abordará o tema “Avaliação do processo ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física”.
No dia 22/08/2013 acontecerão oficinas de Futsal com a Profª. Drª. Priscila Dornelles (UFRB); de Ginástica com a Profª. Msc. Cristina Paraíso (UFRB); de Dança com o Prof. Msc. David Teixeira (UFRB) e de Esportes e Jogos para inclusão de pessoas com deficiência, com a profª. Drª. Márcia Cozzani (UFRB) e Profº. Msc. Cíntia Cardeal (UFRB). Finalmente ocorrerá um debate e apresentação dos trabalhos, com o encerramento previsto para as 17:00h.
As datas dos demais módulos serão combinadas com os participantes, durante o primeiro encontro.
Laiana Vieira
Ascom/DIREC 4
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
4ª Diretoria Regional de Educação realiza Projeto DIREC na Escola


A DIREC 4 está desenvolvendo o Projeto DIREC na Escola visando ampliar o contato com todos os segmentos da Comunidade Escolar e encaminhar com mais efetividade os procedimentos que permitam a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Entre os temas tratados estão: cumprimento do calendário letivo, atualização dos dados no Sistema de Gestão Escolar - SGE, aplicação de recursos financeiros e a importância das avaliações, sejam internas ou externas, a exemplo da Prova Brasil, Avalie e ENEM. Os resultados das edições anteriores também estão sendo analisados, na perspectiva da escola fazer as intervenções pedagógicas que garantam maior êxito nas próximas edições dessas avaliações. A ação da DIREC propõe, ainda, ouvir outras reivindicações dos professores, funcionários, estudantes e gestores de cada escola. “As visitas contribuem de forma significativa para aproximar a DIREC da comunidade escolar, num momento em que se atenta para as necessidades de todos e se passa a enxergar a escola como ela realmente é. Trata-se de uma ação proveitosa e importante”, afirmou a Diretora do Colégio Luís Viana Filho de Santo Antônio de Jesus. "Estamos presentes constantemente nas escolas, tanto com a equipe do setor pedagógico/PAIP, quanto com a equipe de gestão e suprimento, mas estas visitas concentradas permitem um diagnóstico sistematizado sobre cada escola, além do contato mais direto com todos os segmentos, buscando as medidas de solução", afirma o Diretor da DIREC 4, Professor Clovis Esequiel.
O primeiro ciclo de visitas será concluído até 15 de agosto e terá continuidade em setembro. Fazem parte, ainda do roteiro de visitas a avaliação e encaminhamentos quanto à estrutura física, mobiliário, alimentação escolar, equipamentos e projetos estruturantes voltados ao protagonismo infanto juvenil.
Laiana Vieira
Ascom/DIREC 4
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Conferência de Educação reúne mais de 300 participantes
Aconteceu nos dias 18 e 19 em Santo Antônio de Jesus a Conferência Intermunicipal de Educação, considerada como uma etapa preparatória para a II Conferência Nacional (CONAE) que será em fevereiro de 2014. O evento teve início na última quinta (18) com apresentações culturais no Parati Palace Hotel, tendo continuidade no dia seguinte com as discussões dos eixos temáticos acerca das propostas, plenárias e eleição dos delegados, que aconteceram no CETEP- Recôncavo durante todo o dia 19 (sexta). A solenidade de abertura contou com a participação assídua da população, representantes de várias entidades educacionais, Prefeitos, Dirigentes da SEC, das universidades e artistas de vários municípios, um deles foi Ronald Almeida, 13 anos, tecladista da cidade de Nazaré, que afirmou que representar sua cidade na frente de um público tão grande foi uma tarefa de muita responsabilidade. “Considero um privilégio poder participar de um evento como esse, me sinto muito feliz em ter contribuído através da arte”, explanou.
A CONAE abrangeu os municípios de Aratuípe, Itatim, Nazaré, Conceição do Almeida, Varzedo, Jaguaripe, além de Santo Antônio de Jesus, onde foi sediado o evento. A Conferência teve como tema central “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”. A DIREC 4 juntamente com a APLB, UNEB, UFRB e Secretarias municipais de educação dos 7 municípios supracitados se reuniram para garantir esse espaço de interação. De acordo com o diretor da DIREC 4, Clóvis Esequiel, trata-se de um momento em que a sociedade e gestores avaliam o que tem sido desenvolvido na educação, principalmente desde a última conferência e apresentam novas propostas para que sejam levadas às Conferências Estadual e Nacional. Pais, Professores, Estudantes, Gestores, todos estiveram imbuídos nesse momento e foi muito relevante a participação da população. Para Maria Elza Pires, gestora do Colégio Estadual Geovânia Nogueira Nunes em Itatim, esse foi um momento de protesto, no qual todos juntos ensinaram, aprenderam, trocaram experiências, percebendo que problemas existem em qualquer lugar e unidos tentaram encontrar soluções para eles. De acordo com a estudante do CETEP, Tuane Lessa, a CONAE foi uma forma democrática de debater a condição da educação no país. “Ocorreu uma troca múltipla de conhecimentos em que todos tinham os mesmos direitos, tanto professores, quanto alunos ou participantes da comunidade e estivemos ali a fim de promover a melhoria na educação”, pontuou. A Conferência elegeu 15 Delegados para representar os municípios organizadores, durante a Conferência Estadual que ocorrerá em setembro de 2013. O evento foi encerrado com a satisfação de todos e a consciência de que houve uma contribuição de ambas as partes, tanto organizadores quanto participantes.
Laiana Vieira
Ascom/DIREC4
segunda-feira, 15 de julho de 2013
8ª OBMEP premia alunos vencedores na UFBA em Salvador
Aconteceu na tarde desta quarta (10) a premiação da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) envolvendo estudantes de todo o Brasil. A premiação ocorreu no Auditório da Reitoria da UFBA em Salvador. A Olimpíada de Matemática é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além do Ministério da Educação (MEC). A OBMEP é destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos do Ensino Médio das escolas municipais, estaduais e federais. A Olimpíada que primordialmente objetivou o estímulo do estudo da Matemática entre educandos e a identificação de jovens talentos, contou com vários premiados de escolas públicas dos municípios circunscritos à DIREC 4. A professora Ely Mary Bittencourt, representante desta Diretoria, esteve presente na cerimônia e afirmou que foi um momento de muita emoção em que os alunos se sentiram motivados a continuar desenvolvendo estudos na área da matemática. “É uma prova de que é possível alcançar objetivos fazendo parte do ensino público e é uma maneira de transformar a educação”, relata. Os premiados que representaram a DIREC foram: Ingrid Queiroz Santos Amaral, Brenno Brito de Araujo, ambos do Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes, no município de Itatim; Cristina Aparecida Nogueira Couto; Reinaldo Santos de Andrade; Sarah Regina Mota Barbosa; Bianca Silva Lima Vieira, alunos da rede municipal de ensino das cidades de Itatim, Muniz Ferreira e Salinas da Margarida. Confira a lista na íntegra: http://premiacao.obmep.org.br/2012/verRelatorioPremiadosGeral-BA.do.htm
quarta-feira, 10 de julho de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)